Como criar uma página no Facebook?

Como criar uma página no Facebook?

Todo o processo de criação de uma página oficial no Facebook é bastante simples. Certifique-se apenas de ter as informações básicas sobre seu negócio em mãos, já que seguiremos agora um passo a passo bem didático!

1. Criando a página

Entre no Facebook com a sua conta primária. Caso prefira criar uma conta específica para o gerenciamento de páginas na rede, é só deslogar da sua atual e criar uma conta nova, inserindo e-mail, dados de perfil e senha na página inicial.

Mas lembre-se de que, se a rede entender que a nova conta criada não pertence a uma pessoa real, ela poderá bloquear todos os seus acessos e você perde a página criada! Portanto, prefira usar uma conta de um usuário real e que já esteja consolidada.

Feito o login, você será automaticamente redirecionado à timeline. Acesse então a área de páginas no menu da esquerda e selecione “Criar Página”, logo abaixo de “criar anúncio”.

criar uma página no Facebook para sua empresa

Logo em seguida você será redirecionado para a seleção de categoria do seu negócio:

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Essa escolha é fundamental para a correta indexação da sua página, mas sem pressão: caso precise, é possível alterar essa classificação no futuro.

Você pode optar por seis categorias principais:

  • Negócios Locais ou Local: Essa opção é indicada para o caso de você possuir um negócio pequeno, de abrangência local. Essa categoria não é indicada, porém, para pequenas empresas (que têm uma seção própria, a seguir). Aqui você pode selecionar alternativas como escritório de advocacia, bares, pontos de ônibus (sim, essa opção existe!) e mercearias. Vale navegar pelas alternativas oferecidas para saber se essa é a melhor classificação para seu negócio.
  • Empresa, Organização ou Instituição: Aqui você pode incluir qualquer tipo de empresa, como PMEs, partidos políticos e até mesmo ONGs.
  • Marca ou Produto: Essa opção é para quando você decidir criar uma página específica para um produto no seu negócio. É como se a Nestlè decidisse criar uma página apenas para o achocolatado Nescau. Vale de tudo aqui, indo desde suplementos até equipamentos comerciais.
  • Artista, Banda ou Figura Pública: Nessa alternativa é bom tomar cuidado. Evite criar páginas para artistas que já tenham perfis públicos na rede sem sua autorização prévia. Caso você seja a figura pública, é possível também aproveitar seu perfil pessoal em lugar de criar uma página.
  • Entretenimento: Essa categoria é a ideal para livros, canais de televisão, podcasts ou qualquer outro tipo de produto ou evento que possa ser entendido como entretenimento.
  • Causa ou Comunidade: Nessa área você pode inserir causas como pedidos de doação, mobilização para ações sociais etc. Caso queira divulgar sua ONG, o ideal é selecionar a alternativa de Empresa, Organização ou Instituição.

Assim que escolher sua categoria, você será convidado a preencher alguns campos com informações primárias sobre seu negócio. Antes de seguir, porém, é recomendado que você leia os Termos de Páginas do Facebook e certifique-se de que não está quebrando nenhuma regra da rede.

2. Configuração da página

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Agora que você já tem uma categoria e já inseriu o nome do seu negócio, é preciso configurar a página em 4 etapas principais.

Na primeira delas, você é convidado a inserir uma breve descrição (máximo de 155 caracteres) do seu negócio. Lembre-se de que esse passo é muito importante para a classificação da sua página nos mecanismos de busca do Facebook,

É nessa etapa também que você pode adicionar um endereço personalizado para sua página. É altamente recomendado que você escolha algo de fácil pronunciação, principalmente se você pretende, algum dia, utilizar de vídeos e podcasts para seu negócio.

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Na segunda parte da configuração de página, você é convidado a inserir uma imagem de perfil pelo computador ou por meio de um link direto. Lembre-se sempre de que a página do seu negócio precisa estar em sintonia com a identidade visual de sua marca.

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Na terceira etapa é possível adicionar a página recém-criada à área de favoritos, no mesmo local em que você clicou “criar página” logo no início desse texto.

E, por fim, é hora de definir o público preferido para a sua página.

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Nesse momento é muito importante que você leve um tempinho a mais para preencher os campos com atenção. Selecionar o seu público médio é um passo grande em direção à segmentação da página, e aqui é necessário que você tenha consciência do público com o qual dialoga.

Caso sua empresa seja de menor abrangência, como um negócio local, por exemplo, recomendamos que faça a seleção de seu bairro ou cidade como local de preferência. Nesses casos, quanto mais específico, melhor!

Em seguida, selecione a idade média do seu público, bem como o gênero com o qual sua marca dialoga (isso é importante para o caso do seu produto ser algo mais específico, como uma linha de absorventes íntimos, por exemplo).

Na área de interesses, selecione atividades, hobbies e segmentos pelos quais você acredita que o seu público se interessa e, claro, se relacionem com o seu conteúdo.

Por fim, selecione um idioma de sua preferência (Lembre-se de que há a opção “Português (todos)” ), pensando, principalmente, no idioma utilizado nos anúncios de página e público de interação.

3. Personalizando sua Fan Page

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Agora que você já tem a base pronta, é hora de começar a decorar sua página. Essa etapa é muito importante porque é, literalmente, a primeira coisa que o seu público reparará ao acessar o seu endereço.

Por isso, mãos à obra!

O primeiro passo é adicionar uma capa. Para isso, clique na área cinza da sua página e selecione uma imagem com as dimensões de 828 x 315px para ficar na parte superior. Aproveite desse espaço para colocar também datas de eventos e editar sempre que uma novidade estiver chegando no seu negócio.

No canto direito, é possível editar o “sobre” da sua página, adicionando endereço, número de telefone, horário de funcionamento e link para o seu site.

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Essas informações são cruciais para seus visitantes, e o seu preenchimento é algo que não pode ser ignorado. Lembre-se de informar o horário de abertura e fechamento do negócio, considerando também o seu horário disponível para responder as mensagens dos usuários.

Caso você tenha um estabelecimento fixo, insira também o endereço com o número de telefone e CEP local, permitindo que um Pin seja criado para seu negócio no mapa.

Boa parte dos visitantes chega à sua página por meio da pesquisa do nome do estabelecimento no Google e, quando isso acontece, é muito provável que a pessoa esteja buscando informações de como chegar ao local.

Em seguida você tem a opção de delegar algumas funções administrativas para outros usuários da página. Isso é especialmente útil se você conta com uma equipe de marketing com contas pessoais próprias para o gerenciamento das postagens.

Não só isso, ter outros administradores garante que sua página continue intacta caso algo aconteça com sua conta pessoal e você venha a perdê-la.

4. Toques finais

Agora que você já tem uma página pronta para divulgação, é hora de se atentar para alguns detalhes.

Na coluna da esquerda é possível selecionar a opção “Gerenciar Guias” para reorganizar as áreas abertas para os visitantes da página.

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Lembre-se de manter no topo as seções mais importantes para sua página, destacando as principais publicações (você pode fixar alguma que julgar mais relevante para aquele momento!) ou mesmo deletando tudo aquilo que não tiver conteúdo suficiente (caso sua página não tenha vídeos carregados, por exemplo, vale considerar a exclusão dessa guia).

Outra coisa muito importante é a configuração dos bots de mensagens da sua página.

Para isso, acesse a área de visualização de mensagens e clique no ícone de informação na parte inferior esquerda.

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A tela de assistente de resposta se iniciará, e aqui é só clicar no botão de configuração, na área inferior do quadro central.

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Você tem três opções principais para a configuração de resposta automática:

Na primeira delas, e a mais importante, você define uma resposta automática para quando estiver ausente da página, permitindo que as pessoas não fiquem sem resposta.

Aqui vale considerar mensagens que informem da sua ausência, mas que garantam que o usuário será respondido assim que possível.

Tente não fazer falsas promessas: se o tempo médio de resposta for superior a dois dias, vale informar isso na mensagem e reduzir as expectativas do usuário. Se conseguir responder antes, será um ponto positivo para sua equipe.

Na segunda opção você configura uma resposta instantânea para qualquer pessoa que decidir entrar em contato com seu negócio. Essa alternativa só é recomendada para o caso de você estar de férias ou longe do computador por um longo período.

A terceira e última opção permite que uma saudação seja exibida no chat assim que a pessoa abrir a tela de mensagem. Considere algo personalizado e que seja a cara do seu negócio. É uma ótima oportunidade de engajar o seu visitante logo no primeiro contato.

Assim que terminar suas configurações, sua Fan Page já estará pronta para a divulgação.

Daí em diante, é fundamental organizar uma boa estratégia de marketing e investir na frequência de postagem de sua página.

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