Email Marketing, o assunto é tão importante quanto o conteúdo

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De que forma lidamos com caixas de entrada cada vez menos acessíveis e mais lotadas de informação? Como podemos lidar com pessoas com interesse cada vez mais valioso e raro? De que maneira criamos assuntos para emails que geram curiosidade?

Esses são questionamentos que fazemos todos os dias antes de disparar uma campanha de Email Marketing e que nos levaram à seguinte conclusão:

“O assunto dos emails é tão importante quanto o conteúdo que nele está contido. Ele não gera somente aberturas, mas corresponde por toda experiência seguinte do usuário”.

Essa conclusão nos dá a dimensão do que o assunto traz consigo ao criar um email. Por isso, realizamos diversos testes A/B para otimizar esse ponto.

Veja um teste recente que realizamos sobre como o assunto impacta em nossas campanhas de Email Marketing:

Email Marketing

O segundo email gerou menos aberturas, porém mais cliques. Por quê?

Fatores influenciadores nos assuntos de email

Ao criar o assunto do seu email, deve-se levar em consideração diversos fatores. Nesse tópico comentaremos os mais importantes, como utilizá-los de forma correta e como entendê-los para criar emails mais relevantes.

1. Interesse = Benefícios + Curiosidade

Esse é o fator sobre o qual possuímos maior controle. Para gerar interesse, precisamos explicitar os benefícios e aguçar a curiosidade da pessoa ao ler aquele assunto.

Veja na prática:

  • No Email 1 do teste acima, deixamos explícito o conteúdo que está contido na mensagem, portanto deixamos de gerar curiosidade, assim o leitor foi perdendo o interesse durante o caminho.
  • No Email 2, aguçamos a curiosidade do usuário de forma indireta, assim mantendo seu interesse durante a leitura.

2. Relevância

Esse fator tem bastante a ver com a abertura contínua e com o engajamento dos seus contatos com os emails. Sobre a experiência deles com seus emails. Ao abrir a mensagem, o assunto está entregando o conteúdo que promete? Há uma relação saudável entre assunto e email?

Para atender essas questões, é extremamente importante que o email atenda as expectativas geradas, do contrário trará frustração aos usuários.

3. Reputação = Relevância – Frustração

A reputação é um influenciador de longo prazo. Para construí-la de forma positiva, deve-se focar em aumentar sua relevância e diminuir a frustração.

Cuidado: não crie padrões de assuntos. Os padrões muitas vezes influenciam negativamente na reputação.

Por exemplo, no teste com o Email 1, usávamos há algum tempo assuntos parecidos – [Novo eBook] – e, por ser padronizado, deixamos de obter maior relevância.

4. Urgência

É importante, em alguns casos, usar esse fator para otimizar seus assuntos, principalmente em casos de promoções ou ações específicas.

Exemplos:

  • Últimas horas, 50% OFF
  • Faltam 10 minutos: promoção com até 50% OFF

Observação: Cuidado para manter sua relevância e reputação. Entregue sempre o que for proposto no assunto e não padronize.

5. Emoção

É provado cientificamente que emoções geram memórias mais lúcidas. Obviamente queremos gerar emoções positivas aos nossos contatos, correto?

Se o seu email gera emoções positivas, seu usuário permanecerá com aquela oferta ou aquele conteúdo por mais tempo. Além disso, o processo de aprendizado dele se torna mais leve.

Comece induzindo essa experiência através do título.

Exemplos:

  1. Surpresa!
  2. Dia da Mulher ♥

8 Dicas para Criação de Assuntos de Email

Dadas as principais influências, podemos agora produzir assuntos com assertividade, sabendo, através das seguintes dicas, porque elas melhoram a performance e como usá-las no contexto correto para captar a atenção do usuário.

1. Personalização

De longe, a melhor dica é: personalize seu assunto de email. A personalização traz consigo: Interesse, Relevância, Reputação e Emoções Positivas – quase todos os fatores de um bom assunto de email.

Vamos supor o seguinte exemplo: Uma loja virtual para animais de estimação. Possuo, na minha base de emails, as seguintes personas:

  • Donos de cachorros
  • Donos de gatos

Através da segmentação, para cada uma posso usar um assunto diferente:

  • Seu dogão vai adorar!
  • Que gato mimoso…

A performance e engajamento de ambos aumentaria significativamente caso enviássemos um mesmo assunto para todos, por exemplo:

  • Produtos para o seu pet

2. Use um texto de apoio (preheader)

O preheader é a primeira frase à direita do assunto do email. Você tem a possibilidade de incluí-lo em alguns provedores de email, como no Gmail, por exemplo.

O teste abaixo que realizamos na Resultados Digitais demonstra o impacto que possui o preheader, tanto em taxas de abertura quanto de cliques:

Teste A:

Teste B:

Resultado:

Por gerar uma contextualização melhor com o preheader, o teste B foi o vencedor.

Como inserir o preheader no meu email?

Pode ser inserido em dois casos diferentes:

  • Quando seu email for texto puro, os provedores lerão as primeiras palavras contidas no conteúdo do email.
  • Se o seu email for em HTML, logo após a tag <body> insira esse código:

<div style=”overflow:hidden; display:none; max-width:0px; font-size:1px; line-height:1px; max-height:0px; opacity:0; mso-hide: all;”>Escreva aqui o seu texto de preheader.</div>

3. Mantenha o mais curto possível

Assuntos longos geralmente são cortados em visualizações mobile e, além disso, não se destacam entre a imensidão de emails na caixa de entrada do cliente. Portanto, mantenha o título o mais curto possível. O ideal, por pesquisas, é entre 20 e 41 caracteres.

Veja na prática:

Responda: Qual deles se destaca?

4. Inclua números ou percentuais

Numerais escritos por extenso trazem consigo o raciocínio lógico, este que, por consequência, exige maior atenção. Portanto, ao usar algarismos ou percentuais, você estará induzindo a atenção focada do usuário. Use essa dica quando puder contextualizar com o seu título.

Exemplos:

  • Toda loja com até 45% OFF
  • 15 looks arrasadores!
  • 3 formas práticas de captar Leads

5. Faça perguntas

Perguntas instigam, e, tal como os números, exigem atenção focada. Ao vermos um ponto de interrogação, somos instigados a resolver aquele problema.

Exemplos:

  • Conhece esse look?
  • Como gerar mais Leads?

Cuidado: não responda a pergunta realizada logo no início do email. Isso gera repulsa por ações comerciais e acaba prejudicando alguns fatores, como relevância e reputação. Deixe que o leitor descubra por si só as respostas. A experiência será muito melhor.

Exemplo do que não fazer:

  • Assunto: Você sabe vender imóveis?
  • Conteúdo do Email: Não? Trouxemos as melhores dicas!

6.Use Emojis ?

Os emojis acabam trazendo uma relação emocional e visual ao título do email, que casa bastante com os fatores de abertura.

É importante não manter como padrão o envio de emojis, pois poderá perder relevância se feito com continuidade. Use com contexto e moderação.

Neste post ensinamos sobre como incluir emojis em seu assunto de email.

7. Use palavras-chave do seu negócio

Inclua no título palavras que casam com o seu segmento de atuação.

Vamos pegar o caso de um ecommerce fitness, por exemplo. Use: perder gordura, dieta, fitness, musculação, suplementos etc.

Isso gerará sempre um contexto para o usuário e acabará mantendo bons padrões de relevância, além de sempre reforçar o interesse em seus produtos/serviços.

8. Evite palavras extremamente comerciais

Grátis, promoção, clique, abra, de graça, crédito, oferta, compre, veja, confira etc.

Essas palavras são muito usadas nos emails e as chances de gerarem frustração são altas.

Recapitulando

Mantenha sempre uma identidade para seus assuntos, evite ao máximo padrões e mantenha-os relevantes.

O importante é ter um processo criativo na hora de produzir seus assuntos. Eles devem encantar os clientes e trazer uma prévia da experiência que terão ao abrir aquele email. Não se esqueça que você está sempre se comunicando com pessoas.

Lembre-se:

  • Interesse;
  • Relevância;
  • Reputação;
  • Urgência;
  • Emoção;
  • Personalização;
  • Texto de Apoio;
  • O mais curto possível;
  • Algarismos ou percentuais;
  • Perguntas;
  • Emojis;
  • Palavras-chave;
  • Não use palavras comerciais.

Autor: Resultados Digitais
Original: http://resultadosdigitais.com.br/blog/templates-de-assuntos-de-email/

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