Como se relacionar melhor com seus seguidores

midias sociais florianopolis

Confira as dicas para sua empresa construir relações autênticas nas mídias sociais e manter seus seguidores.

As mídias sociais são formas recentes de se comunicar com os seguidores, conduzir o seu negócio e de se relacionar com qualquer grupo de pessoas. Ela abre portas para conversas, relacionamentos e comunidades em volta da sua marca de maneiras que não eram possíveis antigamente.

Com o poder das mídias sociais, empresas de todos os tamanhos podem compartilhar os seus produtos e serviços em tempo real com aqueles que estão conectados.

Mas como fazer para abrir esse novo canal de comunicação nas mídias sociais de forma autêntica?

1. Preocupe-se com seus seguidores

As pessoas não se preocupam com você até elas saberem o quanto você se importa com elas.

Quando você realmente tem cuidado e preocupação com os outros, e não apenas com você, isso aparece em tudo o que você compartilha nas redes sociais.

2. Seja curioso

Quem você acha interessante?

Alguém que seja interessante;
Alguém que se interesse por você;
Alguém que seja interessante e se interesse por você.

A resposta pode ser a segunda, a terceira e, raramente, a primeira. Quando você não tem mais interesse no que as pessoas pensam sobre o seu negócio, você para de se importar com o que as elas falam.

3. Contribua com a comunidade

Você precisar trazer algo para o churrasco, e precisa ter valor!

Participação em mídias sociais é muito bom, mas fazer uma contribuição real é melhor ainda.

Existem empresas que dizem que não sabem mexer com redes sociais. Geralmente, justificam-se com desculpas como “não traz resultados para o meu negócio” ou “não sei mexer com essas coisas”.

Elas estão erradas. Todo negócio local está dentro de uma comunidade a sua volta. Faça contribuições valiosas e veja aumentar suas conexões com pessoas que nunca teria contato antes.

Lembre-se: destaque-se no que os outros não conseguem!

4. Foque no conteúdo

Conteúdo é a base de qualquer participação em redes sociais, seja um blogpost, um podcast, um vídeo, uma foto no Instagram — tudo isso é criar conteúdo.

Quer fazer boas fotos com o seu celular? Baixe nosso eBook de fotografia mobile e transforme o seu Instagram em uma rede que converte.

Se você produz constantemente conteúdos atraentes que refletem diretamente as dúvidas e dores da sua audiência, você terá uma combinação vencedora!

Produzir conteúdo interessante leva tempo. E produzir conteúdo atraente e focado totalmente na sua audiência leva mais tempo ainda.

Você pode tratar isso como “trabalho” ou entender que isso é um “investimento”. A segunda opção vai te trazer mais retorno ao longo do tempo.

Você tem dificuldades de organizar o seu conteúdo? Saiba como organizar um calendário editorial!

5. Seja claro

Está implícito que bons conteúdos já são claros. Eu me refiro à clareza no ponto de vista da sua audiência.

O seu conteúdo é valioso se uma pessoa sai do momento de “dúvida” para “clareza”.

A dúvida retira uma das coisas mais valiosas de uma pessoa: o tempo. Se o seu conteúdo ajuda ela a ter mais clareza sobre determinado assunto, você deu não apenas informação, mas um presente.

6. Converse com sua audiência

Em redes sociais, seu objetivo é ganhar mais engajamento. Engajamento é o maior nível de conexão emocional.

Isso começa com a conversa. A conversa é quando duas ou mais pessoas estão escutando ou compartilhando. Essas duas ações são muito importante para a participação nas redes sociais.

Quanto mais engajado você for em conversas, mais será o aumento de capacidade coletiva dos participantes.

7. Seja criativo

Quase não existem barreiras para entrar nas redes sociais — isso significa que qualquer pessoa pode aderir a alguma rede social a qualquer hora.

É necessário que você faça alguma coisa para se destacar dos demais e é aí que a criatividade faz a diferença.

Exercite sua imaginação e deixe seu lado criativo aflorar. Gaste mais tempo para ver se existe alguma maneira diferente de dizer o que você quer comunicar.

O que você pode fazer para que sua mensagem seja mais interessante? Faça esse esforço a mais para conseguir melhores recompensas.

8. Ajude a comunidade

Ninguém consegue atingir grandes resultados sozinho. Você precisa que a comunidade em sua volta te ajude.

Se você olhar de outra forma, na verdade a comunidade precisa de você — assim como outros dentro da comunidade não conseguem atingir grandes distâncias sozinhos. Qualquer coisa que consiga fazer para ajudar a comunidade a ser mais forte vai beneficiar a todos.

As coisas estão interligadas quando se trata de um trabalho dentro de uma comunidade. O seu nível de influência sobe quando sua preocupação e contribuição também aumentam. À medida que essas qualidades se tornam cada vez mais parte de você, fica mais fácil fazer contribuições ainda mais valiosas. É um círculo vicioso.

Se você quiser testar o seu nível de engajamento dentro de uma comunidade, pergunte-se: se a minha empresa desaparecer hoje, qual o tamanho do vazio que eu vou criar?

Não existem respostas certas ou erradas para essa pergunta, mas, seja qual for a resposta, ela deve dar uma boa indicação do valor que você traz à comunidade.

9. Tenha coragem

Existem maneiras distintas de estar em redes sociais — uma na arquibancada e outra no campo.

As coisas tendem a ser mais interessantes quando você está em campo. A melhor forma de chegar em campo é tomar a posição de algo realmente significativo. Isso exige muita coragem.

Tomar a posição em algo que tenha significado possui vantagens e desvantagens.

De um lado, você automaticamente pertence a uma tribo que possui ideais parecidos com os seus; por outro, você pode afastar as pessoas que não compartilham das suas opiniões.

Você precisa de coragem para isso. Lembre-se: não conseguimos agradar a todos.

10. Não tenha medo da mudança

Em um mundo que está mudando tão rápido, o sistema de redes sociais também muda na mesma velocidade. A única coisa constante em redes sociais é a mudança.

O que era muito legal ontem, é uma commodity nos tempos de hoje e história amanhã.

Ferramentas, práticas e modelos de engajamento mudam. A filosofia e os princípios permanecem, mas o jeito com que eles se manifestam muda rapidamente.

11. Comprometimento

Devido às poucas barreiras para ter acesso às mídias sociais, parece ser fácil ter sucesso nesse ambiente.

Infelizmente, as coisas que se vê são apenas um pequeno pedaço de um universo de bilhões de pessoas. Simplesmente criar uma fan page no Facebook não é sinônimo de que as coisas ficarão mais fáceis, é preciso investir tempo e se comprometer diariamente para atingir bons resultados.

Pense em mídias sociais como um amplificador das coisas que você faz. Se você tiver alguma contribuição significativa para fazer, mídias sociais vão amplificar essa contribuição. Contudo, você precisa se esforçar para poder fazer uma contribuição que tenha significado. Para isso, é necessário comprometimento.

Também estará mais exposto, uma vez que é o principal asset dentro das redes sociais — o que significa que precisa de um alto nível de comprometimento para continuar a cumprir as promessas implícitas que está fazendo a sua marca pessoal. Se desaparecer por dias, sem contribuir com valor para sua base de amigos, estará enfraquecendo seriamente a visibilidade da sua marca.

Gostaria de saber mais, entre em contato com a gente clicando aqui.

Compartilhe: