20 dicas para uma página de sucesso no Facebook

Agora que você já percebeu a importância de ter uma página no Facebook e já sabe criá-la, vamos te mostrar os 20 passos para ter uma página no Facebook incrível para sua empresa:

1. Planeje sua página

Antes de criar uma página no Facebook para o seu negócio, que tal fazer uma pesquisa na ferramenta?

Aqui nós separamos boas e práticas dicas, mas o mais interessante é se inteirar dos detalhes, entender o funcionamento da forma mais completa possível.

Pesquise as páginas dos seus concorrentes, encontre benchmarkings para se inspirar e não tenha vergonha de perguntar para quem já tem mais experiência no ramo para ter ideias inspiradas.

2. Não crie uma conta falsa para a sua página no Facebook

Nós já vimos isso acontecer.

Para não atrelar a página a um perfil pessoal (seja de um funcionário ou do dono da empresa), criam-se contas falsas, algo como Pedro *Nome da Marca* para ser o dono da *Nome da Marca*.

O fato é que criar contas falsas vai contra os termos de uso do Facebook.

E o resultado disso é que a rede social pode, a qualquer momento, fechar a sua página.

E você certamente não quer isso.

Lembre-se de que ela possui uma área para administrar edições e postagens na sua página no Facebook (falaremos sobre isso detalhadamente adiante).

E para garantir que ninguém confunda postagens pessoais e profissionais, que tal investir em um treinamento para quem for lidar com a página?

3. Foto de perfil

Isso pode parecer óbvio, mas muitas empresas esquecem o poder de uma boa imagem de perfil.

Adicione uma imagem de boa qualidade, que represente sua marca e que seja facilmente reconhecível.

Lembre-se que sua foto de perfil será vista por quem curtiu sua página todas as vezes que você fizer um novo post.

4. Foto de capa

A foto de capa é o que chamará mais atenção quando alguém clicar na sua página.

Ela é uma ótima oportunidade para divulgar mais a sua marca, impressionar seus possíveis clientes e causar impacto.

Você pode contratar um designer para te ajudar a fazer algo incrível, mas também existem ótimas opções online que podem te ajudar a criar uma foto de capa incrível sem gastar.

O Canva é uma opção incrível, já que o site vem com templates prontos para você criar uma foto de capa para sua fanpage.

Seja criativo e impressione!

Na nossa página você pode ver o uso das dicas que demos sobre sua foto de perfil e sua foto de capa.

Nossa foto de perfil é simples, mas facilmente reconhecível por nossos clientes e todos que conhecem nosso trabalho.

E nossa foto de capa fortalece nossa marca em um design minimalista, mas que divulga nosso nome.

5. Adicione um CTA à sua foto de capa

Aproveite a escolha acertada de sua foto de capa e crie CTAs (Calls to Action), aumentando as chances de engajamento do seu público.

O Facebook oferece uma lista de botões já pré-configurados (Fale Conosco, Reserve Agora, Enviar Mensagem, Comprar Agora) e você só precisa escolher e adicionar a página de destino, quando for o caso.

Para isso, basta entrar na página e, na parte inferior da sua foto de capa, clicar no botão “Criar chamada para ação”.

A partir daí, são literalmente alguns cliques para começar a captar mais clientes!

6. Quando possível, integre fotos de capa e perfil

Se você e sua equipe estiverem se sentindo realmente criativos, que tal criar uma arte que integre as fotos de capa e perfil?

Para isso é preciso entender de design e saber fazer os cálculos, para não dar errado.

Dá trabalho, mas é um toque bem legal que o público sempre reconhece e valoriza.

7. Complete  seu perfil

Agora, complete seu perfil. Lembre-se de não esquecer nenhuma informação importante!

Você pode preencher seu perfil na seção “Sobre” e clicar em “Informações da página”.

Siga essa checklist para saber as informações essenciais para colocar no seu perfil.

Você quer que seus potenciais clientes encontrem facilmente informações sobre você.

Não pule esse passo!

8. Adicione colaboradores

Se você trabalha com uma equipe e não administrará sua fanpage sozinho, adicionar colaboradores é uma maneira de facilitar seu trabalho e garantir que sua fanpage estará sempre atualizada e funcionando.

Os papéis que o Facebook permite para colaboradores são:

Administrador: Completo e total acesso. Se você criou a página, esse papel é seu.

Editor: Pode editar a página, mandar e responder mensagens, postar, criar anúncios, ver quem criou um post e analisar relatórios.

Moderador: Pode responder e deletar comentários, mandar e responder mensagens, ver quem criou um post, criar anúncios e analisar relatórios.

Anunciante:  Pode ver quem criou um post, criar anúncios e analisar relatórios.

Analista: Pode ver quem criou um post e analisar relatórios.

9. Prepare conteúdo antes de começar a convidar seu público

O objetivo do seu negócio ao criar uma página no Facebook é criar um canal para melhorar os resultados de seu marketing digital e promover maior engajamento do seu público, certo?

Então, como convidá-los a seguir uma página ainda sem postagens?

Seria a mesma coisa que chamar os amigos para conhecer sua nova casa que ainda não tem nenhum móvel.

Por isso, publique pelo menos 5 materiais antes de mandar os convites.

Produza postagens que indiquem que a marca está comprometida com a publicação de conteúdo novo e relevante.

Assim você cativa o seu seguidor e o torna audiência da sua página.

10. Defina seu tom de voz

Como já explicamos nesse post, definir o tom de voz com o qual você vai interagir com seu público-alvo é o que determinará a imagem e reputação que você terá nas mídias sociais.

Encontrar o tom de voz que você vai utilizar nas suas redes sociais é a maneira de garantir que você está se expressando de acordo com o que sua marca e sua imagem representam.

Então é importante que você tenha essa linguagem definida de maneira precisa. Leia nosso post e encontre seu tom de voz!

11. Planeje seu conteúdo

É importante saber exatamente o que você vai postar em sua fanpage.

Não poste qualquer tipo de conteúdo apenas para manter a página atualizada!

Poste apenas coisas que dialoguem com seu público-alvo e com os interesses e necessidades que eles possuem.

Confira aqui 8 dicas de produção de conteúdo para Redes Sociais.

Planeje, pesquise e poste apenas conteúdo de qualidade.

12. Crie um calendário editorial

Uma ferramenta indispensável para qualquer empresa que esteja investindo em marketing de conteúdo é o calendário editorial (já falamos sobre ele, aqui no blog, abordando dicas e desafios).

E por mais que ele seja voltado para a publicação no blog, ao criar uma página no Facebook, temos que integrá-lo ao plano.

Lembre-se de que seus posts precisam ser encontrados pelo público para que sua marca passe a ser reconhecida e, assim, ajudar na geração de leads.

Então, não deixe de criar e seguir o seu calendário.

13. Invista em diferentes formatos

O mais legal das redes sociais é que você tem a chance de promover as mais diferentes ações.

E é fundamental que sua empresa use essas possibilidades a seu favor.

Publique artigos, ebooks, fotos, vídeos, gifs e tudo que for pertinente ao universo da sua marca e do seu público.

Essa multiplicidade faz com que o seu público perceba que sua empresa não quer apenas “enfiar conteúdo goela abaixo”, mas sabe como usar a rede social para engajar, entreter e educar.

14. Chame a atenção do seu público

Conteúdo novo e interessante é essencial para manter a atenção do seu público em sua fanpage.

Use bons títulos e sempre coloque imagens.

Conteúdo visual recebe 37% mais curtidas e engajamento do que posts sem imagens.

Veja aqui os melhores tipos de imagens para impactar seus leitores.

15. Promova sua página

Nós já falamos que é preciso publicar ao menos 5 posts antes de convidar seus amigos e conhecidos a curtirem sua página.

Uma vez que você fez isso, comece a promovê-la!

Convide pessoa a curtirem, coloque-a no seu site, crie promoções ou sorteios… as opções de divulgação são muitas!

Escolha a que encaixe melhor na sua empresa e estratégia.

16. Escolha aplicativos do próprio Facebook para engajar

O Facebook oferece uma ampla gama de aplicativos gratuitos que podem ajudar a tornar sua página mais interessante e dinâmica.

Para encontrá-los, basta colocar o termo da barra de pesquisas e, na página de resultados, filtrar por Aplicativos.

Você pode criar formulários, quizzes, feed RSS, integração com outras redes sociais…

O importante é que, ao criar sua página do Facebook, sua empresa integre esse aos seus outros canais para o fortalecimento da marca.

17. Relacione-se com a sua audiência

Uma rede social é feita para ser um ambiente de trocas entre os usuários.

Muitas empresas ficam tão focadas em publicar e contar números, que acabam se esquecendo de interagir com o seu público-alvo.

Por isso, nunca deixe de ler, curtir e responder as mensagens dos leitores.

Lembre-se de que o Facebook tem uma plataforma de ótima qualidade já pronta, com mensagens, chat e afins, para servir como um poderoso aliado em um dos pontos mais críticos de qualquer empresa: o serviço de atendimento ao cliente (SAC).

18. Crie Marcos

Algo que é pouco usado, mas com muitas possibilidades.

Os Marcos (ou Milestones, em inglês) são dados que merecem atenção do público a respeito da sua empresa.

Por exemplo: a data de fundação, o lançamento de produtos… tudo isso vai contribuir para o aumento da confiança na sua marca (que, por sua vez, ajuda a conquistar clientes).

E para criá-los é fácil. Na área de postagem, procure o botão “+ ofertas e eventos”, clique sobre ele e pronto.

19. Mensure seus resultados

Depois de tudo isso, é importante saber o que funcionou ou não para sua fanpage.

O próprio Facebook te oferece relatórios sobre o que gerou engajamento, curtidas e fornece dados demográficos sobre o público que entrou em contato com sua página.

Veja cuidadosamente quais estratégias foram boas e abandone aquelas que não trouxeram bons resultados.

20. E, por fim: inspire-se!

Não desanime se sua fanpage não trazer resultados rápidos.

Marketing Digital envolve esforço e planejamento e seus resultados acontecem a longo prazo.

Inspire-se em páginas de sucesso e não desista!

O Facebook, se bem utilizado, pode ser a base do seu sucesso nas Redes Sociais. Boa sorte!

Bom, com todas estas dicas você já pode se considerar um expert em fanpages e, com certeza, já entendeu todos os detalhes que farão a sua página ganhar destaque no universo da rede social mais acessada da atualidade.

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