5 dicas para escrever posts legíveis!

Ler de uma tela pode ser difícil. Se você quiser que seus leitores leiam o seu blog inteiro, você deve certificar-se de que seu post é fácil de ler. Posts que são agradáveis e fáceis de ler resultará em mais visitantes de retorno e uma maior taxa de conversão. Neste post, vou dar cinco dicas sobre como melhorar a legibilidade de seus artigos.

Para ajudá-lo a melhorar a legibilidade do seu post Yoast SEO agora oferece uma verificação de legibilidade! Neste momento está totalmente disponível para inglês e alemão, e parcialmente disponível para todos os outros idiomas.

Concentre-se no seu público!

O conselho mais importante que eu daria a você é certificar-se de seu texto não é muito difícil para o público que você está escrevendo para. Se você escrever sobre LEGO e se concentrar em crianças, seu texto deve ser fácil de ler. Mas, se o seu público é formado por cientistas com Ph.D., o seu texto pode ser muito mais desafiador e ainda ser adequado. As cinco dicas que apresento a seguir devem ser vistas como regras gerais. Para algumas audiências, um texto poderia ser feito ainda mais simples, enquanto que para outros públicos as regras serão um pouco demasiado rigorosas.

Dica 1: Limpar parágrafos

Certifique-se de escrever parágrafos claros. Para uma postagem no blog, aconselhamos que você comece sempre o parágrafo com a sentença mais importante. Em seguida, explicar ou elaborar sobre essa frase. Desta forma, um leitor será capaz de compreender o conteúdo mais relevante do seu artigo, apenas lendo as primeiras frases de seus parágrafos. Certifique-se de que os parágrafos não são muito longos (7 ou 8 frases já é bastante longo).

Dica 2: Frases curtas

Tente escrever frases curtas. Sentenças curtas são mais fáceis de ler e compreender do que frases longas. Acima disso, você será menos propensos a cometer erros na gramática como suas frases são bastante curtas. Consideramos frases com mais de 20 palavras como longas. Tente limitar essas frases longas. Certifique-se de que você só tem algumas frases em uma postagem no blog que contam mais de 20 palavras. Além disso, verifique se um parágrafo não contém mais de uma frase longa.

Dica 3: Limitar palavras difíceis

Limitar o uso de palavras que são difíceis de ler. Lembre-se que a leitura de uma tela é mais difícil para todos. As palavras que contêm quatro ou mais sílabas são consideradas difíceis de ler. Certifique-se de limitar o uso de tais palavras difíceis.

Naturalmente, em alguns casos, seu borne do blog apenas é sobre algo que é duro de explicar ou requer um vocabulário mais avançado. Apenas algumas semanas atrás, eu escrevi um post sobre ilustrações. Ilustrações é uma palavra que contém quatro sílabas e pode, portanto, ser visto como uma palavra difícil. Ainda assim, eu tive que usar essa palavra (e muitas vezes também). Em tais casos, certifique-se de suas frases e parágrafos não são muito longos, e seus leitores ainda vai ficar bem!

Dica 4: Usar palavras de transição

Você pode fazer um texto muito mais legível usando palavras de transição adequada (ou palavras de sinal, mesma coisa). As palavras de transição são palavras como “mais importante”, “porque”, “assim” ou “além disso”. Eles dão direção aos seus leitores. Estas palavras dão um sinal de que algo está vindo: se você está resumindo, você vai usar primeiro, segundo, terceiro, etc Se você quiser contrastar você vai escrever mesmo, menos, ao invés, enquanto ou qualquer um. Se você quiser concluir, você vai usar, portanto, consequentemente ou, portanto,.

Usar palavras de transição será como colocar cimento entre as frases. A relação entre duas sentenças torna-se aparente pelo uso de palavras de transição. Os leitores entenderão seu conteúdo muito melhor se você fizer o uso adequado desses tipos de palavras.

Dica 5: Misture-o!

Para um texto ser atraente para um leitor, ele deve ser muito variado. Isso significa que você deve tentar misturar um pouco! Alternar parágrafos mais longos e frases com os curtos e tentar usar sinônimos se você tende a usar uma palavra com muita frequência. Algumas pessoas usam a palavra “e” ou “muito” muito frequentemente. Misturá-lo com ‘também’ ou ‘além disso’ poderia fazer um texto mais atraente e muito mais legível também.

Use Yoast SEO

Para ajudá-lo na escrita de cópia legível, adicionamos uma verificação de legibilidade em Yoast SEO. Ele verifica o comprimento de suas sentenças e parágrafos, e se você usa palavras de transição ou subtítulos. Além disso, avalia se você não usa a voz passiva com muita frequência. Além disso, calcula a pontuação, uma pontuação que indica o quão fácil é entender o texto. Confira a pontuação de leitura deste texto:

Conclusão

Se você quiser que seus leitores leiam seu blog inteiro, você deve certificar-se de que seu texto é fácil de ler. Não faça um texto mais difícil do que o necessário. Evite frases longas e escreva parágrafos claros. Ferramentas como Grammarly e Hemingway podem ajudá-lo a escrever um texto legível. E, se você usar o nosso Yoast SEO plugin você terá uma verificação de legibilidade em seu conteúdo também. Dessa forma, você será capaz de verificar se o seu texto é SEO amigável e legível ao mesmo tempo!

Outra maneira de se certificar de que um texto é legível é escolhendo a tipografia certa. Você não deve usar uma fonte pequena e certifique-se o espaçamento entre as linhas é grande o suficiente. Vou escrever um post sobre tipografia em algumas semanas, então fique atento!

Leave a Comment