O que são as notificações push? Descubra como elas podem ser úteis na estratégia do seu site!

notificações push

As notificações push são um tipo de mensagem clicável enviada por um site ou aplicativo para o navegador ou smartphone de um usuário que forneceu permissão para receber esse tipo de alerta.

Notificações push: em um dia você recebe vários tipos de notificações dos aplicativos instalados em seu celular. Por exemplo: você é avisado sobre uma nova mensagem no whatsapp, a chegada de um novo email, quando um aplicativo tem uma nova versão para ser atualizada…

Mas você sabia que também pode receber esse tipo de alerta no navegador que você utiliza para acessar a internet?

Esse tipo de notificação via web não requer a instalação de um aplicativo e nem se restringe apenas ao ambiente mobile, podendo ser enviada para todos os modelos de dispositivos.

Neste post, você vai aprender mais sobre esses dois modelos de notificação push e como utilizá-los da melhor forma para impulsionar os resultados do seu negócio.

Como ela funciona?

Como falei acima, existem dois tipos de notificação push: via mobile e via web.

Ambas são estratégias que podem ser classificadas como ações de Marketing de Permissão que podem melhorar o relacionamento da sua empresa com os usuários que aceitaram esse tipo de contato.

O alerta pode ser enviado de forma automática ou manual, com uma frequência que irá variar de acordo com objetivo de cada mensagem.

Por exemplo, se tem um conteúdo novo no blog ou começou uma promoção no seu e-commerce, o alerta será uma forma de notificar sobre essa novidade da forma mais rápida possível.

Continuando no segmento de e-commerce, você também pode aproveitar dessa estratégia para relembrar sobre os produtos abandonados no carrinho, informar sobre o processo de entrega da compra e divulgar as novidades que acabaram de chegar na sua loja virtual.

Vale a pena lembrar que tudo isso deve ser feito com muito cuidado e seguindo um planejamento para que não se torne algo incômodo para o usuário. Afinal, o propósito de utilizar a notificação push é melhorar e estreitar a relação com os atuais e potenciais clientes do seu negócio.

Como as notificações push podem ajudar o seu negócio?

A notificação push representa mais um canal que o seu negócio pode utilizar. Para oferecer ofertas específicas e personalizadas para os usuários que deram permissão para esse tipo de mensagem.

Com elas é possível além de enviar alertas instantâneos, aumentar o engajamento dos usuários com a sua marca ao convidá-los para uma determinada ação.

Para isso, seja objetivo! E, claro, ofereça conteúdos excelentes e condizentes com o interesse de quem vai receber a notificação.

Essa estratégia quando bem planejada também possibilita:

  • aumentar o tráfego do seu site;
  • conhecer mais sobre a sua persona;
  • trabalhar a reputação da sua marca;
  • e melhorar o relacionamento dos atuais e potenciais clientes com o seu negócio.

Como otimizar essas notificações?

Como em qualquer estratégia existem algumas práticas que podem impulsionar os resultados.

No caso das notificações push, você pode tanto melhorar o conteúdo da mensagem e personalizá-la, analisar os melhores horários e frequências para o disparo, quanto segmentá-la.

Trabalhar esses aspectos podem ajudar a aumentar as conversões e também a descobrir qual tática proporciona os melhores os resultados para o seu negócio.

Confira as dicas a seguir e saiba como você pode aprimorar  o desempenho desse tipo de alerta:

Utilize a técnica de copywriting

Você sabe o que é copywriting?

De forma resumida, é uma estratégia que visa produzir conteúdosotimizados para aumentar as chances de conversão dos leitores.

Para isso ser feito é indispensável que você:

  • conheça a persona do seu negócio;
  • defina o tom e a linguagem para os materiais;
  • crie uma conexão com quem está lendo;
  • dê preferência para verbos de ação;
  • e utilize dados e estatísticas.

Teste os horários de envio

A hora escolhida para enviar a notificação pode ser decisiva para o seu desempenho. Afinal, se a pessoa não apresenta interesse no momento em que recebe a mensagem? ela pode decidir retirar a permissão para esse tipo de alerta?

Para que isso não aconteça é importante que você planeje os disparos e teste diferentes horários de envio.

Dessa forma, além de poder conhecer melhor a sua base, você também vai poder usar os resultados. Com isso é mais fácil definir o momento mais adequado para o envio dos alertas.

Segmente e personalize as mensagens

Quando você se preocupa em personalizar uma mensagem, você aumenta as chances dela ser mais bem aceita. E você sabe o por quê?

Essa prática ajuda a criar vínculos com o destinatário, uma vez que ele pode se identificar com a mensagem.

Além disso, ao segmentá-la você evita o envio de vários alertas para uma mesma pessoa. E ainda consegue filtrar quais assuntos podem ser mais interessantes para serem abordados.


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