Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

marketing de conteudo x inbound marketing

Existem muitas opiniões nas diferenças ou similaridades entre o Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo…vou colocar a perspectiva baseada em estudos sobre esses temas, ok?

Pelo menos entendo que até mesmo quem utiliza as duas estratégias deve ter a própria perspectiva baseada em sua própria experiência de usar o Inbound e o Content Marketing para atrair visitantes, converter em leads e fechar vendas em seus canais de comunicação.

O Inbound Marketing é uma tática de marketing de alto nível, mais amplo, que evita empurrar mensagens interruptivas aos clientes, que engaja os visitantes e os direciona ao seu negócio através da solução dos problemas e dificuldades que eles possuem. O objetivo dessa aproximação é ajudar os visitantes a conhecer, gostar e acreditar na sua empresa/negócio – construindo conforto até o momento que eles estejam prontos pra contratar ou comprar.

marketing conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma parte do sistema do Inbound Marketing que faz com que a atração dos visitantes ao seu serviço ou produto seja eficiente. Marketing de conteúdo é uma parte fundamental do planejamento de Inbound Marketing. É um sistema que vai muito além do funil de vendas e com a comunicação disruptiva com o cliente. Ele provoca uma comunicação contínua com o cliente de diferentes bases de inteligência de nicho.

Usar o conteúdo para ficar em contato com os clientes proporciona para as empresas oportunidades de reforçar e perceber a proposta de valor, bem como trabalhar com vendas de diferentes preços e para diferentes classes sociais, melhorando as taxas de conversão e fazer com que o cliente tenha uma ótima experiência em sua jornada de compra.

O Marketing de Conteúdo é um tópico amplo e inclui diferentes formatos, como vídeo, webinars, e-mails, eBooks, whitepapers, apresentações, infográficos, podcasts e outros veículos. O truque é criar o conteúdo certo pra pessoa certa, e saber quando e onde usá-lo dentro do processo de aquisição e comunicação com com cliente.

O Inbound Marketing providencia o contexto para usar o conteúdo que foi decidido. Nas melhores práticas deve-se incluir o mapeamento dos dois processos e então aplicar o tipo correto de conteúdo no melhor formato. Isso assegura que o conteúdo seja entregue no contexto de cada visitante no estágio perfeito no processo de compra. Não é fácil, mas é o correto a ser feito.

Um processo que funciona muito bem é a campanha de aproximação. Ela foca o conteúdo em uma mensagem específica ao público alvo por um período de tempo. Então os webinars, whitepapers, vídeos, infográficos e ferramentas online entregam uma mesma mensagem ao mesmo tempo para os visitantes/prospects e para se ter mais eficiência, é importante lançar a campanha por 4 a 8 semanas. Quando a campanha estiver completa, é feita uma métrica da sua eficiência de acordo com os objetivos que foram decididos antes da campanha ser lançada. Uma vez que se tem estes dados, é possível decidir em fazer outra campanha similar com mesmo público alvo ou um novo público alvo com novo conteúdo. Esta aproximação funciona bem se usada com muita atenção e todas as peças no lugar pra integrar a performance da campanha.

Se quiser mais informações deixe sua pergunta ou comentário abaixo.


Você precisa desenvolver o site ou fazer a gestão das redes sociais da sua empresa?
Entre em contato com a gente!

Ligue agora no 48 3030-1659 ou mande mensagem no whatsapp pelo 48 99940-3894!

Clique aqui e conheça todos os serviços que podemos oferecer para você!

Compartilhe: