Tendências do marketing digital para 2019

Tendências do marketing digital

Você já está por dentro das principais tendências do marketing digital para 2019? Após um ano inteiro de atividades intensas, a mudança do ano significa uma oportunidade para reavaliar as ações desenvolvidas pela sua empresa e se atualizar.

O objetivo de qualquer negócio é conseguir colocar as suas atividades em prática com efetividade, praticidade e baixos custos. Dentro do marketing digital isso não é diferente. As novas tendências aproximam as empresas de todos esses objetivos.

A sua empresa está acompanhando o mercado?

Em meio às atividades desenvolvidas diariamente, pode ser complicado manter-se sempre atualizado, não é? Porém, um empresário que não tira um tempo para se atualizar e fazer novos planejamentos pode ser deixado para trás pelas suas concorrentes.

Imagine uma empresa que não atualizou o seu site para ser responsivo em dispositivos móveis. Apesar de parecer apenas um detalhe, isso pode fazer toda a diferença para entregar uma boa experiência aos visitantes e melhorar o ranqueamento no Google.

Da mesma forma, é possível explorar ferramentas de automação da análise de dados para obter informações cada vez mais precisas. São nesses pequenos ganhos que uma empresa consegue potencializar os seus resultados na internet.

Tendências do marketing digital para 2019

Crescimento dos vídeos

Os conteúdos em formato de vídeo já são muito populares entre o público, mas a tendência é que tenham um crescimento ainda maior em 2019. Trata-se de uma ótima forma de ganhar visibilidade e gerar engajamento do público.

Além de entregar uma boa experiência aos visitantes, os conteúdos em vídeo também são beneficiados pelos algoritmos de busca. Isso acontece porque os vídeos fazem com que os usuários permaneçam mais tempo em uma página.

Outro indicativo que leva ao crescimento dos conteúdos em vídeo é a popularização de novas plataformas de vídeo – como o IGTV, que foi lançado pelo Instagram em 2018. Por conta disso tudo, a tendência é que as empresas passem a adaptar parte dos seus conteúdos para vídeo.

Busca por voz

A tecnologia de busca por voz já está presente nos smartphones há alguns anos, mas somente em 2018 ocorreu a sua popularização. É cada vez maior o número de usuários que exploram essa funcionalidade para tornar a navegação mais prática.

Na prática, isso pode gerar algumas mudanças no uso de palavras-chave e técnicas de SEO. É preciso considerar que os termos buscados se aproximam mais do jeito como as pessoas falam, e não palavras-chaves digitadas.

Maior integração das mídias sociais

As mídias sociais são velhas conhecidas das empresas que exploram o marketing digital. Porém, o papel dessas plataformas muda constantemente com a incorporação de novas funcionalidades.

Além do crescimento constante do uso do Instagram e Facebook, as novas funcionalidades permitem que as empresas integrem diversos canais de comunicação e entreguem experiências cada vez melhores. Um ótimo exemplo disso é a possibilidade de configurar respostas automáticas no chat do Facebook.

Mobile marketing

O uso de dispositivos móveis para navegar na internet cresce ano após ano. Essa é uma das tendências do marketing digital para 2019 que merece atenção para que as suas ações na internet produzam o efeito esperado.

Possuir um site responsivo para que seja acessado através de qualquer dispositivo móvel se tornou uma necessidade. Além disso, é possível direcionar ações apenas para o mobile e investir em aplicativos – que aproximam ainda mais a sua marca do cliente.

Canais de informação próprios

Falamos anteriormente sobre o crescimento dos conteúdos em vídeo, certo? Porém, os blogposts seguem sendo uma das tendências do marketing digital para 2019. A diferença está na estratégia por trás desses conteúdos.

As pessoas têm fácil acesso à informação e podem escolher como desejam consumir conteúdos, certo? Isso significa que você não precisa estar presente nos grandes veículos de notícias para ser notado. Você pode se tornar o principal canal de informações do seu público.

Muitas empresas já conseguem alcançar resultados incríveis dessa forma. Ao produzir conteúdos que educam o seu público e se tornar uma referência no assunto, a sua marca se torna uma grande autoridade no mercado – potencializando os resultados de vendas.


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