Sabe o que 47% dos consumidores brasileiros fazem antes de comprar um produto pessoalmente? Eles pesquisam na internet! Esse dado é de uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), feita no primeiro semestre de 2018. Já um levantamento global feito pelo Google, em parceria com o Ipsos MediaCT, mostra que 90% das pessoas buscam informações locais antes de ir pessoalmente até o estabelecimento. As pesquisas variam entre procurar lugares para comer, serviços gerais de última hora, valores, avaliações, entre outras coisas.
Os dados desse mesmo estudo ainda revelam que 50% dos consumidores que fazem a busca local por meio de smartphones, visitam a loja no mesmo dia e 18% acabam finalizando uma transação nesse mesmo período. Em contrapartida, apenas 7% dos que vão antes antes de fazer a pesquisa, realizam a compra.
Olhando para todos esses números fica claro que mesmo os negócios que não vendem ou divulgam seus produtos ou serviços pela internet, precisam investir em estratégias digitais para sobreviver no mercado. Uma dessas estratégias é o SEO Local.
Mas, afinal, o que é o SEO local?
Pensando nessas novas tendências comportamentais do consumidor, foi preciso criar algumas técnicas para dar maior visibilidade aos empreendimentos que atendem, em grande maioria, a um público regional.
Assim, as estratégias de SEO local criadas a partir desse conceito têm como objetivo oferecer um melhor posicionamento nas ferramentas de busca a esses empreendimentos que fazem atendimento diretamente com o cliente.
Pesquisas como “sorveterias perto de mim”, por exemplo, têm se tornado cada vez mais comuns. Diferentemente das técnicas padrão de marketing digital, o SEO local trabalhará para que a empresa esteja inserida dentro desse tipo de busca, além de oferecer informações de qualidade e atrativa para o público de uma determinada região específica. Isso porque a pessoa não quer apenas encontrar um negócio especializado em determinado produto e serviço, mas também deseja que ele esteja localizado em suas proximidades.
Existem inúmeras estratégias que podem ser utilizadas — inclusive algumas relacionadas ao marketing digital em geral, como criação de conteúdo em sites e blogs. Entretanto, algumas delas foram desenvolvidas especificamente para colocar a empresa dentro dos resultados de pesquisa, como o fornecimento de dados da empresa e a interação com os clientes, pois isso gera uma maior confiança aos que estão fazendo essa busca.
O Google Meu Negócio como principal ferramenta
Principalmente quando se trata de empreendedores que nunca trabalharam com o marketing do meio digital, entender como é possível aparecer como uma empresa nas ferramentas de busca é uma das maiores dúvidas. O Google Meu Negócio é a principal maneira de se cadastrar e, além disso, é gratuita.
O ingresso é bastante simples, de forma que basta acessar o site da ferramenta e fazer o cadastro com o GMail que você quer associar. É preciso fornecer dados como nome da empresa, endereço, telefone e site.
Além disso, deverão ser preenchidas algumas informações extras para deixar o negócio ainda mais visível. A opção selecionada na categoria de tipo de empresa deve ser a mais próxima à realidade possível.
A verificação pode ser feita por meio de vários métodos, com envio de cartas, e-mail ou telefone. Depois de terminado esse processo, o perfil da empresa já estará disponível. É possível editar algumas informações extras, como o horário de funcionamento.
O cadastro no Google Meu Negócio ainda permitirá a participação nas ferramentas de mapa. Assim, quando o consumidor fizer a pesquisa de uma palavra-chave relacionada à empresa, aparecerão as melhores opções que estejam ao seu redor.
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