Inbound Marketing ou Marketing de conteúdo
Existem muitas opiniões nas diferenças ou similaridades entre o Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo…vou colocar a perspectiva baseada em estudos sobre esses temas, ok?
Pelo menos entendo que até mesmo quem utiliza as duas estratégias deve ter a própria perspectiva baseada em sua própria experiência de usar o Inbound e o Content Marketing para atrair visitantes, converter em leads e fechar vendas em seus canais de comunicação.
O Inbound Marketing:
é uma tática de marketing de alto nível, mais amplo, que evita empurrar mensagens interruptivas aos clientes, que engaja os visitantes e os direciona ao seu negócio através da solução dos problemas e dificuldades que eles possuem. O objetivo dessa aproximação é ajudar os visitantes a conhecer, gostar e acreditar na sua empresa/negócio – construindo conforto até o momento que eles estejam prontos pra contratar ou comprar.
O Marketing de Conteúdo é uma parte do sistema do Inbound Marketing que faz com que a atração dos visitantes ao seu serviço ou produto seja eficiente. Marketing de conteúdo é uma parte fundamental do planejamento de Inbound Marketing. É um sistema que vai muito além do funil de vendas e com a comunicação disruptiva com o cliente. Ele provoca uma comunicação contínua com o cliente de diferentes bases de inteligência de nicho. Usar o conteúdo para ficar em contato com os clientes proporciona para as empresas oportunidades de reforçar e perceber a proposta de valor, bem como trabalhar com vendas de diferentes preços e para diferentes classes sociais, melhorando as taxas de conversão e fazer com que o cliente tenha uma ótima experiência em sua jornada de compra.
O Marketing de Conteúdo:
é um tópico amplo e inclui diferentes formatos, como vídeo, webinars, e-mails, eBooks, whitepapers, apresentações, infográficos, podcasts e outros veículos. O truque é criar o conteúdo certo pra pessoa certa, e saber quando e onde usá-lo dentro do processo de aquisição e comunicação com com cliente.
O Inbound Marketing providencia o contexto para usar o conteúdo que foi decidido. Nas melhores práticas deve-se incluir o mapeamento dos dois processos e então aplicar o tipo correto de conteúdo no melhor formato. Isso assegura que o conteúdo seja entregue no contexto de cada visitante no estágio perfeito no processo de compra. Não é fácil, mas é o correto a ser feito.
Um processo que funciona muito bem é a campanha de aproximação. Ela foca o conteúdo em uma mensagem específica ao público alvo por um período de tempo. Então os webinars, whitepapers, vídeos, infográficos e ferramentas online entregam uma mesma mensagem ao mesmo tempo para os visitantes/prospects e para se ter mais eficiência, é importante lançar a campanha por 4 a 8 semanas. Quando a campanha estiver completa, é feita uma métrica da sua eficiência de acordo com os objetivos que foram decididos antes da campanha ser lançada. Uma vez que se tem estes dados, é possível decidir em fazer outra campanha similar com mesmo público alvo ou um novo público alvo com novo conteúdo. Esta aproximação funciona bem se usada com muita atenção e todas as peças no lugar pra integrar a performance da campanha.
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