Como planejar e produzir e-mails de boas-vindas?

Vamos começar esse post com um esclarecimento: e-mail de boas-vindas são aqueles que as empresas enviam para seus clientes depois de qualquer cadastro. Pode ser no site, em uma landing page ou na newsletter. Essas mensagens funcionam como um primeiro contato e são responsáveis por começar o engajamento. Dentre suas principais funções, o e-mail marketing de boas-vindas cria expectativa. Também serve para educar os potenciais clientes sobre os produtos que você vende e informa qual será a frequência do envio dos e-mails.

Esse post vai te ajudar a entender como que funciona uma campanha de e-mail marketing de boas-vindas e dar dicas de como começa-la. Vamos lá:

Como planejar uma campanha de e-mail marketing de boas vindas

  1. Pense em uma estratégia

Tudo na vida começa com um bom planejamento. No Inbound Marketing não é diferente. Uma estratégia de topo de funil inclui uma troca de valor: o assinante oferece algum dado em troca de conteúdo relevante. Por isso, a campanha de e-mails de boas-vindas precisa ser projetada seguindo essa ideia. Para garantir que você esteja produzindo e-mails marketing de boas-vindas que ofereçam valor aos seus clientes, é necessário fazer um planejamento. Isso consiste em traçar objetivos, metas e formas de alcançá-las.

  1. Busque inspiração nos concorrentes

    Não tenha medo! Para começar, dê uma olhada no que as empresas ao seu redor estão fazendo e inspire-se. Você pode se cadastrar no site dos concorrentes ou marcas que tenha um público semelhante ao seu e dar uma olhada nas ideias.

    Depois de buscar referências, é hora de colocar em prática. Não se esqueça de mensurar as métricas de abertura, cliques e conversões. Com esses números em mãos, fica mais fácil reajustar sua estratégia e ainda otimizar os recursos para atender as suas necessidades exatas.

  2. Entregue valor

Uma pessoa assina seu e-mail porque está interessada em algum material interessante disponível. Pode ser um e-book, um desconto ou um teste gratuito. É importante entregar exatamente o que foi prometido para não decepcionar as pessoas que submeteram os seus dados. Existem alguns assuntos pelos quais os clientes se interessam mais do que outros. Esse estudo fez uma análise interessante da taxa de abertura por assunto.

  1. Determine uma frequência

Alguma empresa conceituada, como a MailCharts, aconselha que o e-mail de boas-vindas seja enviado duas semanas depois da pessoa inscrever, mas algumas outras marcas enviam somente dois meses depois o primeiro contato.

Eu aconselho a fazer uma linha do tempo para te ajudar a visualizar a frequência do envio dos e-mails em um período do que chamo de ‘período de boas-vindas’.

  • E-mail 01: Imediatamente depois de receber o e-mail confirmando a inscrição
  • E-mail 02: 3 dias depois de receber o e-mail confirmando a inscrição
  • E-mail 03: 8 dias depois de receber o e-mail confirmando a inscrição
  • E-mail 04: 15 dias depois de receber o e-mail confirmando a inscrição
  • E-mail 05: 30 dias depois de receber o e-mail confirmando a inscrição

Dica final: Escolha as palavras corretamente. Criar um clima de acolhimento personalizado já nas primeiras linhas é crucial. As taxas de leitura dos e-mails de boas-vindas são altamente preditivas de como os assinantes serão engajados pelas mensagens subsequentes. E se eles vão gostar.

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