Email Marketing, o assunto é tão importante quanto o conteúdo
De que forma lidamos com caixas de entrada cada vez menos acessíveis e mais lotadas de informação? Como podemos lidar com pessoas com interesse cada vez mais valioso e raro? De que maneira criamos assuntos para emails que geram curiosidade?
Esses são questionamentos que fazemos todos os dias antes de disparar uma campanha de Email Marketing e que nos levaram à seguinte conclusão:
“O assunto dos emails é tão importante quanto o conteúdo que nele está contido. Ele não gera somente aberturas, mas corresponde por toda experiência seguinte do usuário”.
Essa conclusão nos dá a dimensão do que o assunto traz consigo ao criar um email. Por isso, realizamos diversos testes A/B para otimizar esse ponto.
Veja um teste recente que realizamos sobre como o assunto impacta em nossas campanhas de Email Marketing:
O segundo email gerou menos aberturas, porém mais cliques. Por quê?
Fatores influenciadores nos assuntos de email
Ao criar o assunto do seu email, deve-se levar em consideração diversos fatores. Nesse tópico comentaremos os mais importantes, como utilizá-los de forma correta e como entendê-los para criar emails mais relevantes.
1. Interesse = Benefícios + Curiosidade
Esse é o fator sobre o qual possuímos maior controle. Para gerar interesse, precisamos explicitar os benefícios e aguçar a curiosidade da pessoa ao ler aquele assunto.
Veja na prática:
- No Email 1 do teste acima, deixamos explícito o conteúdo que está contido na mensagem, portanto deixamos de gerar curiosidade, assim o leitor foi perdendo o interesse durante o caminho.
- No Email 2, aguçamos a curiosidade do usuário de forma indireta, assim mantendo seu interesse durante a leitura.
2. Relevância
Esse fator tem bastante a ver com a abertura contínua e com o engajamento dos seus contatos com os emails. Sobre a experiência deles com seus emails. Ao abrir a mensagem, o assunto está entregando o conteúdo que promete? Há uma relação saudável entre assunto e email?
Para atender essas questões, é extremamente importante que o email atenda as expectativas geradas, do contrário trará frustração aos usuários.
3. Reputação = Relevância – Frustração
A reputação é um influenciador de longo prazo. Para construí-la de forma positiva, deve-se focar em aumentar sua relevância e diminuir a frustração.
Cuidado: não crie padrões de assuntos. Os padrões muitas vezes influenciam negativamente na reputação.
Por exemplo, no teste com o Email 1, usávamos há algum tempo assuntos parecidos – [Novo eBook] – e, por ser padronizado, deixamos de obter maior relevância.
4. Urgência
É importante, em alguns casos, usar esse fator para otimizar seus assuntos, principalmente em casos de promoções ou ações específicas.
Exemplos:
- Últimas horas, 50% OFF
- Faltam 10 minutos: promoção com até 50% OFF
Observação: Cuidado para manter sua relevância e reputação. Entregue sempre o que for proposto no assunto e não padronize.
5. Emoção
É provado cientificamente que emoções geram memórias mais lúcidas. Obviamente queremos gerar emoções positivas aos nossos contatos, correto?
Se o seu email gera emoções positivas, seu usuário permanecerá com aquela oferta ou aquele conteúdo por mais tempo. Além disso, o processo de aprendizado dele se torna mais leve.
Comece induzindo essa experiência através do título.
Exemplos:
- Surpresa!
- Dia da Mulher ♥
8 Dicas para Criação de Assuntos de Email
Dadas as principais influências, podemos agora produzir assuntos com assertividade, sabendo, através das seguintes dicas, porque elas melhoram a performance e como usá-las no contexto correto para captar a atenção do usuário.
1. Personalização
De longe, a melhor dica é: personalize seu assunto de email. A personalização traz consigo: Interesse, Relevância, Reputação e Emoções Positivas – quase todos os fatores de um bom assunto de email.
Vamos supor o seguinte exemplo: Uma loja virtual para animais de estimação. Possuo, na minha base de emails, as seguintes personas:
- Donos de cachorros
- Donos de gatos
Através da segmentação, para cada uma posso usar um assunto diferente:
- Seu dogão vai adorar!
- Que gato mimoso…
A performance e engajamento de ambos aumentaria significativamente caso enviássemos um mesmo assunto para todos, por exemplo:
- Produtos para o seu pet
2. Use um texto de apoio (preheader)
O preheader é a primeira frase à direita do assunto do email. Você tem a possibilidade de incluí-lo em alguns provedores de email, como no Gmail, por exemplo.
O teste abaixo que realizamos na Resultados Digitais demonstra o impacto que possui o preheader, tanto em taxas de abertura quanto de cliques:
Teste A:
Teste B:
Resultado:
Por gerar uma contextualização melhor com o preheader, o teste B foi o vencedor.
Como inserir o preheader no meu email?
Pode ser inserido em dois casos diferentes:
- Quando seu email for texto puro, os provedores lerão as primeiras palavras contidas no conteúdo do email.
- Se o seu email for em HTML, logo após a tag <body> insira esse código:
<div style=”overflow:hidden; display:none; max-width:0px; font-size:1px; line-height:1px; max-height:0px; opacity:0; mso-hide: all;”>Escreva aqui o seu texto de preheader.</div>
3. Mantenha o mais curto possível
Assuntos longos geralmente são cortados em visualizações mobile e, além disso, não se destacam entre a imensidão de emails na caixa de entrada do cliente. Portanto, mantenha o título o mais curto possível. O ideal, por pesquisas, é entre 20 e 41 caracteres.
Veja na prática:
Responda: Qual deles se destaca?
4. Inclua números ou percentuais
Numerais escritos por extenso trazem consigo o raciocínio lógico, este que, por consequência, exige maior atenção. Portanto, ao usar algarismos ou percentuais, você estará induzindo a atenção focada do usuário. Use essa dica quando puder contextualizar com o seu título.
Exemplos:
- Toda loja com até 45% OFF
- 15 looks arrasadores!
- 3 formas práticas de captar Leads
5. Faça perguntas
Perguntas instigam, e, tal como os números, exigem atenção focada. Ao vermos um ponto de interrogação, somos instigados a resolver aquele problema.
Exemplos:
- Conhece esse look?
- Como gerar mais Leads?
Cuidado: não responda a pergunta realizada logo no início do email. Isso gera repulsa por ações comerciais e acaba prejudicando alguns fatores, como relevância e reputação. Deixe que o leitor descubra por si só as respostas. A experiência será muito melhor.
Exemplo do que não fazer:
- Assunto: Você sabe vender imóveis?
- Conteúdo do Email: Não? Trouxemos as melhores dicas!
6.Use Emojis ?
Os emojis acabam trazendo uma relação emocional e visual ao título do email, que casa bastante com os fatores de abertura.
É importante não manter como padrão o envio de emojis, pois poderá perder relevância se feito com continuidade. Use com contexto e moderação.
Neste post ensinamos sobre como incluir emojis em seu assunto de email.
7. Use palavras-chave do seu negócio
Inclua no título palavras que casam com o seu segmento de atuação.
Vamos pegar o caso de um ecommerce fitness, por exemplo. Use: perder gordura, dieta, fitness, musculação, suplementos etc.
Isso gerará sempre um contexto para o usuário e acabará mantendo bons padrões de relevância, além de sempre reforçar o interesse em seus produtos/serviços.
8. Evite palavras extremamente comerciais
Grátis, promoção, clique, abra, de graça, crédito, oferta, compre, veja, confira etc.
Essas palavras são muito usadas nos emails e as chances de gerarem frustração são altas.
Recapitulando
Mantenha sempre uma identidade para seus assuntos, evite ao máximo padrões e mantenha-os relevantes.
O importante é ter um processo criativo na hora de produzir seus assuntos. Eles devem encantar os clientes e trazer uma prévia da experiência que terão ao abrir aquele email. Não se esqueça que você está sempre se comunicando com pessoas.
Lembre-se:
- Interesse;
- Relevância;
- Reputação;
- Urgência;
- Emoção;
- Personalização;
- Texto de Apoio;
- O mais curto possível;
- Algarismos ou percentuais;
- Perguntas;
- Emojis;
- Palavras-chave;
- Não use palavras comerciais.
Autor: Resultados Digitais
Original: http://resultadosdigitais.com.br/blog/templates-de-assuntos-de-email/