Publicação de post, o que fazer antes, durante e depois

Uma lista com todos os cuidados que você deve ter para fazer a publicação de post com qualidade sem esquecer dos detalhes mais importantes.

Quem trabalha com produção frequente de conteúdo para um blog certamente já passou diversas vezes pela situação de esquecer algum passo importante no processo de publicação de post no blog.

São diversos detalhes que, mesmo para quem já é acostumado, podem acabar passando batido e prejudicando de alguma forma os resultados.

Com a intenção de explicar cada item para os iniciantes e servir como checklist para os não tão iniciantes assim, trouxemos uma lista com todos os cuidados que você deve ter para publicar um post. O checklist está dividido em:

  • Antes: planejamento
  • Durante: produção e publicação
  • Depois: promoção

Antes: planejamento do conteúdo

Lista de ideias

Ter uma lista de ideias interessantes é bastante benéfico para manter o blog andando e ajuda a evitar dias de “paralisia” ou “bloqueio de ideias”.

Mantenha a lista atualizada anotando sempre que tiver uma nova ideia e procure partir dessa lista quando escrever um novo post.

Você pode fazer um brainstorming com a equipe para reunir ideias e também descobrir o que os leitores do seu blog estão querendo ler. Isso pode ser feito com pesquisa interna, comentários no blog, respostas de emails, pesquisas de opinião e nas redes sociais de sua empresa.

Pesquisa de palavras-chave

É importante escrever os posts já pensando em quais keywords são o foco do artigo, ou seja, quais as palavras que as pessoas usam para buscar a informação que está sendo disponibilizada.

Muitas vezes o caminho é inclusive o contrário desse: a partir de uma grande lista de palavras-chave é que surgem as ideias de posts.

Não há grandes problemas na ordem, mas é importante que haja essa preocupação em escrever ou adaptar para algo que as pessoas de fato buscam.

Pesquisa por referências

Assim que você definir sobre o que vai escrever, faça uma pesquisa sobre o tema em outros sites.

Busque conteúdos publicados em outros idiomas sobre o mesmo assunto, em livros, em vídeos ou qualquer outra fonte que trata do tema escolhido, incluindo concorrentes.

A ideia é aqui não é copiar (jamais o faça), mas sim estudar como outros sites estão produzindo conteúdo e, a partir disso, criar um conteúdo melhor e mais completo.

Liste as referências, leia os conteúdos e prepare-se para fazer melhor!

Calendário de publicação

É importante manter uma frequência consistente no blog. Um erro bastante comum é ver empresas se empolgando por alguns períodos e abandonando tudo em outros.

É interessante planejar com antecedência os dias em que cada post vai ao ar para evitar uma distribuição muito irregular de publicações.

Isso também ajuda a escolher dias melhores para divulgar os posts (finais de semana, por exemplo, não costumam gerar muitos acessos).

Durante: produção do conteúdo

Depois de planejado, é hora de começar a escrever o conteúdo.

Na hora de produzir o conteúdo, os passos são:

Esqueleto do post

Antes de começar a escrever, faça um outline, que nada mais é do que o esqueleto ou estrutura do post.

Fazer esse passo antes é importante pois ajuda você a visualizar como será o conteúdo e também a organizar melhor as ideias.

Produzir o conteúdo do post

Feito o outline, é hora de desenvolver o que foi planejado no esqueleto. O outline deve ajudar e acelerar a produção do conteúdo. Para isso, busque desenvolver os tópicos definidos na estrutura. Depois, basta “lapidá-los” e conectá-los para refinar e finalizar o texto.

Títulos e subtítulos

Ao terminar o conteúdo, revise os subtítulos e faça um brainstorming de possíveis títulos para o post.

Deixar o título por último é uma tática bastante comum. Isso porque o título precisa fazer sentido e adequar-se à expectativa do leitor. É muito comum que, ao criar o título antes do texto, no fim das contas ele acabe não fazendo sentido.

Se possível, trabalhe a palavra-chave nos títulos e subtítulos para ajudar na otimização para mecanismos de busca (SEO). O uso de subtítulos também é importante para tornar o texto mais escaneável e facilitar a leitura.

Links internos e externos

É importante colocar links para outros conteúdos (artigos, eBooks), tanto da sua empresa quanto de outras, para agregar valor ao conteúdo e também ajudar no SEO.

Correção gramatical/revisão

O último passo da produção é fazer uma boa revisão para garantir que eventuais erros sejam corrigidos. Uma falha gramatical ou de concordância é bastante prejudicial e pode fazer com que as pessoas se lembrem mais disso do que do próprio conteúdo.

Se possível, peça para outra pessoa da empresa ler, já que pelo envolvimento com o texto é comum não percebermos erros simples quando estamos escrevendo.

Durante (2): publicação do conteúdo

Depois da produção do texto, é hora de passar o conteúdo para o Content Management System (CMS). No momento de efetivamente publicar, muitas pessoas não entendem o que cada campo da página significa e como preenchê-los.

Vamos falar dos itens mais significativos utilizando o WordPress como exemplo, que é a plataforma mais comum e a que usamos. No entanto, não costuma haver variações significativas em relação a outros serviços.

Título do post

Esse é o título que aparece logo acima do texto. Na maioria dos casos (depende da forma como o site foi programado), é o heading mais importante da página, o H1.

Obs: Headings são espécies de “cabeçalhos” que indicam a estrutura e prioridades da página. Mais adiante falaremos sobre esse item.

URL

A URL é o endereço em que a post ficará disponível.

Garanta que esse endereço seja descritivo e use as palavras-chave relevantes ao invés de códigos e números desconexos.

Também tome cuidado com o tamanho e evite URLs muito grandes.

Imagens

Insira, no mínimo, uma imagem de destaque para o post. Essa imagem será a “capa” do post. É a que será mostrada junto com o link do post, tanto na home do blog como nos compartilhamentos nas redes sociais.

Além disso, considere usar outras imagens ao longo do post. Elas ajudam a quebrar melhor os textos e torná-los mais atrativos.

No entanto, o Google não consegue “compreender” do que a imagem trata. Por isso é importante lembrar de preencher o texto alternativo, exibindo-o quando a imagem não pode ser carregada.

No WordPress, você pode inserir o texto alternativo ao editar uma imagem. Fazendo isso, o Google pode ler o conteúdo e reforçar a relação da página com a palavra-chave utilizada.

Page title

Page title é aquele texto exibido na aba do navegador e nos resultados de busca do Google. É diferente do título do post no blog e não necessariamente é ou precisa ser igual.

Em termos otimização para ferramentas de busca (ou de SEO), é uma das partes mais importantes da página. Por isso, é imprescindível utilizar ali a palavra-chave foco, de preferência no início da frase.

Por padrão, o Page title não é editável de forma personalizada no WordPress, mas é muito simples a instalação de algum plugin que permita a edição no próprio post.

Entre os plugins mais conhecidos estão o All in One SEO, WordPress SEO e Yoast.

Meta description

Essa parte do código não é visualizada pelo usuário na página, mas é aquele resumo que aparece na página de resultados do Google ou no Facebook quando o link é compartilhado.

Por isso ele tem o papel de explicar o conteúdo e convencer o usuário a clicar, tornando-se assim bastante importante também.

Assim como o Page title, esse trecho pode ser editável com o uso de plugins de SEO.

Headings

Abordamos os Headings (Cabeçalhos) no tópico em que falamos do título do post, que costuma ser o H1.

Para garantir uma boa experiência de leitura e um texto facilmente escaneável. Recomendamos também o uso de H2 e até H3 como subtítulos.

Categorias

O uso de categorias torna a navegação mais fácil para o usuário que se interessa por um tema específico e seu formato ajuda na arquitetura da informação, tornando as páginas mais próximas da home e mais fortes, aumentando assim a chance de se posicionar melhor no Google.

Call-to-Action

Não esqueça de terminar a publicação de post incentivando o usuário a realizar alguma ação: ler um outro post, baixar um eBook, conhecer um produto, fazer um comentário, etc.

O final do post, quando o usuário já leu o conteúdo, é bastante propício para isso. Os resultados de conversão são excelentes quando aplicado de forma abrangente nos posts do site.

O CTA pode ser em texto, em banner, em formulário ou da forma que funcionar melhor para seu negócio. Vale sempre testar e variar os tipos de CTAs.

Depois: promoção do conteúdo

Compartilhar em mídias sociais

Use os canais de mídias sociais em que sua empresa possui conta para dar o pontapé inicial na promoção do post.

Lembre-se da página no Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+ e qualquer outra que se aplique ao seu caso.

Pode ser interessante postar em fóruns também, como os grupos do LinkedIn ou sites específicos da sua área de atuação.

Acompanhar comentários

É comum que após a publicação de um post algumas pessoas tenham dúvidas, críticas e elogios.

Acompanhar os comentários e garantir que a conversa continue fluindo é papel de quem publica.

Esses são os principais passos que você deve seguir para garantir que o post seja publicado sem erros no blog de sua empresa.

Em alguns casos, não é necessário que todos sejam cumpridos; em outros, há passos extras que não estão nesse checklist. É perfeitamente normal que você adapte o checklist para sua realidade. Nossa intenção é dar um direcionamento, um norte para você começar.

Outra ação importantíssima deve ser feita após a promoção: não esqueça de analisar os resultados de suas postagens.


Autor: Resultado Digitais
Original: https://resultadosdigitais.com.br/blog/passo-a-passo-publicacao-de-post/

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