Enviando o Sitemap através do Google Search Console

O sitemap ajuda as ferramentas de busca a entenderem a estrutura do site e indexarem melhor o conteúdo.

Quando se trata da indexação orgânica do site cadastrado, o Google Search Console é o seu canal de comunicação com o Google.

É ele que permite que você entenda como o Google vê o seu site e faça e as otimizações necessárias.

Algumas das funcionalidades oferecidas pelo Google Search Console são:

  • Aspecto da pesquisa (Search Appearance): mostra como o Google está lendo os dados estruturados (rich snippets) configurados e possibilita fazer a marcação de forma manual, possui sugestões de melhorias para o HTML e exibe a indexação e erros de AMP;
  • Tráfego de pesquisa (Search Traffic): o que as pessoas estão procurando no Google que as leva a clicarem (ou não) no seu site, além de links e outras informações importantes;
  • Índice do Google (Google Index): como está o desempenho do Google em indexar as páginas do seu site, recursos bloqueados (que o Google não tem acesso) e a ferramenta para solicitação de remoção de URLs do Google;
  • Rastreamento (Crawl): quais dificuldades os robôs do Google estão tendo na hora de vasculharem as páginas do seu site em busca de conteúdo relevante, envio de páginas para indexação e rastreamento e também onde é feito o envio dos sitemaps;
  • Problemas de segurança: Notificações de problemas de segurança detectados em seu site.

Acesse o Google Search Console, cadastre-se, inclua o site e realize a validação.

Há 5 formas de validar o site:

  • Via Google Analytics, mais utilizado e recomendado pelo Google;
  • via Google Tag Manager (mesma situação do Analytics)
  • inserindo um script no código da home do site;
  • via upload de um arquivo no diretório do site;
  • através de login no provedor do nome de domínio.

É recomendável também cadastrar e validar outras versões do site, como com www., https://, etc. Com todas as versões validadas, é possível indicar ao Google qual é a preferencial para o usuário.

Caso utilize WordPress, é possível, ainda, validar o site e gerar o sitemap utilizando o plugin do Yoast. Que é atualizado automaticamente.

Também existem ferramentas para gerar sitemaps, como o XML Sitemaps Generator. Ao contrário do Yoast, no entanto, o XML não é atualizado de maneira automática.

Após gerar o sitemap, acesse o site verificado no Search Console, vá até Rastreamento, na área de sitemaps e faça o envio. Antes de realizar o envio definitivo, faça um teste para ter certeza que o arquivo está ok.

Pronto! Agora ficou mais fácil para o Google entender as informações do seu site e indexar as páginas de forma adequada.

Se interessou pelo assunto, entre em contato com a gente. Clique aqui e mande uma mensagem.

Leave a Comment