A importância da construção de autoridade e cuidado com a reputação na internet
Qualquer informação a seu respeito pode ser facilmente encontrada na internet, o que pode aumentar drasticamente o alcance do seu negócio, desde que a sua reputação online seja positiva e você seja visto(a) como uma autoridade.
Não só é possível aumentar o alcance, como também ter mais:
- Longevidade: você ganha mais por mais tempo. Não é aquele que faz um grande lançamento e depois some do mapa, mas o que se mantém, ano após ano;
- Poder e Influência: com o posicionamento de autoridade, você pode fazer mais e ter mais pessoas lutando pela sua causa, para ajudar você a tornar esse mundo um lugar melhor, seja lá o que você tenha a oferecer;
- Valor percebido: o simples gatilho de autoridade possibilita a você, quase que automaticamente, cobrar mais pelo que oferece. Com o aumento na percepção de valor, as pessoas naturalmente pagarão mais pelo que você tem a oferecer.
Vale ou não vale a pena cuidar da sua reputação e autoridade?
Porém, antes de sair produzindo conteúdos com o intuito de transformar a sua reputação da noite para o dia, você precisa identificar a sua proposta única de valor.
Seja uma fonte confiável de informação
Criar autoridade implica em ter responsabilidade com a sua audiência, lembra?
Certamente que essa responsabilidade se estende à informação que você passa para as pessoas na internet.
Se você usa fontes nada confiáveis, de péssima reputação apenas para provar seu ponto de vista, você não está fazendo do jeito certo.
Se você traz dados ou conteúdo que não agrega em nada para o seu público, você também está fazendo a coisa errada.
Use dados, números e estatísticas para embasar seus argumentos. Você, automaticamente estará acrescentando valor e aumentando sua credibilidade.
No entanto, você precisa ter o cuidado de filtrar, escolher e checar aquilo que passa adiante se quiser ser a fonte confiável que a sua audiência procura toda vez que precisa de uma opinião a respeito de um assunto. Coloque 100% da sua intenção para ser essa pessoa.
Simplique o que for complexo
“A simplicidade é o último grau de sofisticação”- Leonardo Da Vinci
Já diziam grandes gênios como Leonardo Da Vinci e Albert Eistein, que se você não pode explicar algo de forma simples é porque não entende o suficiente sobre o assunto.
Não significa que as pessoas não tenham a capacidade de entender assuntos complexos, mas se você realmente é uma autoridade em um assunto, não só você consegue compreender como também passar a informação adiante de forma descomplicada e fácil de entender.
Seja assertivo(a)
Pessoas que utilizam bastante a persuasão têm consciência e entendimento sobre seu poder e , por isso jamais usam sua agressividade para tentar convencer outra pessoa.
No entanto, sabem ser assertivas, apresentando seus argumentos de forma firma e segura.
Faça uso de palavras assertivas, dê instruções e diga o que seu leitor deve fazer em seguida, através de calls to action. Quando você passa confiança e assertividade as pessoas tem maior tendência a seguir seus conselhos.