Blueprint: conheça a plataforma de cursos gratuitos do Facebook
Apesar de o uso pessoal do Facebook ser bastante simples, seu uso direcionado para o marketing requer uma série de conhecimentos. A rede de Mark Zuckerberg tem recursos e termos específicos relacionados ao marketing digital que exigem estudo e preparação para pôr uma estratégia de divulgação online em prática. E é justamente para ajudar os profissionais de marketing e empreendedores que existem os cursos gratuitos do Facebook Blueprint.
Neste artigo vamos ver o que é o Blueprint, como utilizá-lo e quais são suas vantagens e desvantagens:
O que é o Facebook Blueprint?
O Blueprint é o programa de treinamento online do Facebook, com um amplo material criado pelos profissionais da própria empresa. A iniciativa existe há algum tempo, mas há poucos meses disponibilizaram os cursos em português. E o melhor: são gratuitos!
São mais de 60 módulos, que vão desde explicações sobre a missão do Facebook até como criar e gerenciar anúncios para o Instagram (o Facebook adquiriu o Instagram em 2014).
Cada módulo tem em torno de cinco lições ricas em informações. Cada lição é como uma página web bem elaborada, com muitas imagens, recursos interativos, textos e até vídeos em alguns casos.
Para facilitar a organização de todo esse conteúdo, o Blueprint dividiu os módulos em 11 categorias:
- Introdução ao Facebook;
- Melhores Práticas;
- Páginas do Facebook;
- Compra de Anúncios;
- Gerenciamento de seus Anúncios;
- Objetivos da Publicidade;
- Direcionamento;
- Otimização da Campanha;
- Relatórios e Medição;
- Informações Adicionais;
- Instagram.
Agora que sabemos o que é o Blueprint, vamos ver como é fácil acessá-lo.
Como utilizar a plataforma de cursos gratuitos do Facebook?
Para fazer os cursos do Blueprint, basta ter uma conta no Facebook e acessar o site da plataforma. Clique em “Comece agora” e o sistema vai pedir sua autorização para se conectar com o Facebook. Depois, é só preencher um pequeno formulário (nome, idioma, e-mail etc.) e você já terá acesso ao catálogo de cursos.
Na aba “Catálogo”, você escolhe o curso que vai fazer, podendo filtrar pelas categorias que listamos acima. Na aba “Meus Cursos” estão as atividades que você já completou e as que estão em andamento. Em “Histórico do Curso” ficam apenas as atividades finalizadas.
E na opção “Schedule Exam” (Agendar Exame), você será direcionado para uma página em inglês onde, até o momento, poderá escolher dentre três opções de certificação:
- Competências básicas para a publicidade no Facebook;
- Profissional de compras certificado pelo Facebook;
- Profissional de planejamento certificado pelo Facebook.
Quais as vantagens do Blueprint?
Grátis e no seu tempo
As maiores vantagens do Blueprint são que ele é grátis e online. O método de eLearning permite que você faça os cursos de onde quiser, no seu próprio ritmo e sem custo.
Análise de progresso
O sistema mantém um histórico de quanto tempo você levou e quando terminou cada um dos módulos.
Se você quiser oferecer o treinamento do Blueprint para os funcionários da sua empresa, é possível acompanhar como anda o progresso deles na plataforma.
Exemplos concretos
Em diversas lições, o Blueprint aborda casos de sucesso de empresas de todo o mundo, inclusive de marcas bem conhecidas. É um ótimo incentivo e ajuda a fixar melhor os conceitos aprendidos.
Quais as desvantagens do Blueprint?
Poucos vídeos
Para quem está acostumado a estudar em programas de educação a distância, provavelmente vai sentir falta de vídeos no Blueprint. A maior parte do conteúdo está em texto, mas, como já vimos, as lições são ágeis e interativas.
Certificação em inglês
Por enquanto, a plataforma só permite tirar as certificações com exames em inglês. As provas são realizadas pelo computador, mas é preciso agendar dia e hora e pagar para fazer o exame.
Gostou de saber mais sobre os cursos gratuitos do Facebook? Pronto para estudar, fazer a sua empresa crescer com o Facebook e ter bons resultados de marketing no Instagram? Deixe abaixo o seu comentário!