Blueprint: conheça a plataforma de cursos gratuitos do Facebook

Apesar de o uso pessoal do Facebook ser bastante simples, seu uso direcionado para o marketing requer uma série de conhecimentos. A rede de Mark Zuckerberg tem recursos e termos específicos relacionados ao marketing digital que exigem estudo e preparação para pôr uma estratégia de divulgação online em prática. E é justamente para ajudar os profissionais de marketing e empreendedores que existem os cursos gratuitos do Facebook Blueprint.

Neste artigo vamos ver o que é o Blueprint, como utilizá-lo e quais são suas vantagens e desvantagens:

O que é o Facebook Blueprint?

O Blueprint é o programa de treinamento online do Facebook, com um amplo material criado pelos profissionais da própria empresa. A iniciativa existe há algum tempo, mas há poucos meses disponibilizaram os cursos em português. E o melhor: são gratuitos!

São mais de 60 módulos, que vão desde explicações sobre a missão do Facebook até como criar e gerenciar anúncios para o Instagram (o Facebook adquiriu o Instagram em 2014).

Cada módulo tem em torno de cinco lições ricas em informações. Cada lição é como uma página web bem elaborada, com muitas imagens, recursos interativos, textos e até vídeos em alguns casos.

Para facilitar a organização de todo esse conteúdo, o Blueprint dividiu os módulos em 11 categorias:

  • Introdução ao Facebook;
  • Melhores Práticas;
  • Páginas do Facebook;
  • Compra de Anúncios;
  • Gerenciamento de seus Anúncios;
  • Objetivos da Publicidade;
  • Direcionamento;
  • Otimização da Campanha;
  • Relatórios e Medição;
  • Informações Adicionais;
  • Instagram.

Agora que sabemos o que é o Blueprint, vamos ver como é fácil acessá-lo.

Como utilizar a plataforma de cursos gratuitos do Facebook?

Para fazer os cursos do Blueprint, basta ter uma conta no Facebook e acessar o site da plataforma. Clique em “Comece agora” e o sistema vai pedir sua autorização para se conectar com o Facebook. Depois, é só preencher um pequeno formulário (nome, idioma, e-mail etc.) e você já terá acesso ao catálogo de cursos.

Na aba “Catálogo”, você escolhe o curso que vai fazer, podendo filtrar pelas categorias que listamos acima. Na aba “Meus Cursos” estão as atividades que você já completou e as que estão em andamento. Em “Histórico do Curso” ficam apenas as atividades finalizadas.

E na opção “Schedule Exam” (Agendar Exame), você será direcionado para uma página em inglês onde, até o momento, poderá escolher dentre três opções de certificação:

  • Competências básicas para a publicidade no Facebook;
  • Profissional de compras certificado pelo Facebook;
  • Profissional de planejamento certificado pelo Facebook.

Quais as vantagens do Blueprint?

Grátis e no seu tempo

As maiores vantagens do Blueprint são que ele é grátis e online. O método de eLearning permite que você faça os cursos de onde quiser, no seu próprio ritmo e sem custo.

Análise de progresso

O sistema mantém um histórico de quanto tempo você levou e quando terminou cada um dos módulos.

Se você quiser oferecer o treinamento do Blueprint para os funcionários da sua empresa, é possível acompanhar como anda o progresso deles na plataforma.

Exemplos concretos

Em diversas lições, o Blueprint aborda casos de sucesso de empresas de todo o mundo, inclusive de marcas bem conhecidas. É um ótimo incentivo e ajuda a fixar melhor os conceitos aprendidos.

Quais as desvantagens do Blueprint?

Poucos vídeos

Para quem está acostumado a estudar em programas de educação a distância, provavelmente vai sentir falta de vídeos no Blueprint. A maior parte do conteúdo está em texto, mas, como já vimos, as lições são ágeis e interativas.

Certificação em inglês

Por enquanto, a plataforma só permite tirar as certificações com exames em inglês. As provas são realizadas pelo computador, mas é preciso agendar dia e hora e pagar para fazer o exame.

Gostou de saber mais sobre os cursos gratuitos do Facebook? Pronto para estudar, fazer a sua empresa crescer com o Facebook e ter bons resultados de marketing no Instagram? Deixe abaixo o seu comentário!

Leave a Comment