Como compactar imagens e aumentar a velocidade de seu site

Compactar imagens de seu site, deixando ele mais leve, pode gerar um aumento no tráfego, na taxa de conversão e melhorar o posicionamento no Google.

Compactar as imagens de seu site, deixando ele mais leve, pode gerar um aumento no tráfego, na taxa de conversão e melhorar o posicionamento no Google

Por que reduzir o peso das imagens

Há vários benefícios para quem mantém um site com as imagens com tamanhos otimizados.

Em primeiro lugar, quanto mais leve for sua página, mais rapidamente ela será carregada para os visitantes. E é importante manter as páginas sempre o mais leve possível, tendo em vista que as velocidades de conexão variam muito.

Pode ser que o seu site esteja abrindo rápido para você, mas é recomendado que se faça um teste em ferramentas online para descobrir o quão rápida está sua página de fato.

 

7 sites em que você pode compactar as imagens online

Reduzir o peso de imagens é um fator importantíssimo para uma otimização completa de qualquer sites. Porém, não basta apenas salvar em JPG.

Há algumas ferramentas que comprimem ainda mais o peso das imagens. Nesse post, damos 7 dicas:

1 – Kraken

O Kraken é uma plataforma compressora que oferece uma forma fácil de se fazer a otimização de imagens, direto do navegador. A web interface do Kraken permite que você faça o upload de qualquer imagem para ser comprimida e baixada logo depois, tanto em Lossy como em Lossless.

A ferramenta possui um plano gratuito que permite upload a imagens de até 1mb. Há também planos pagos que oferecem outras regalias como redimensionamento de imagens e armazenamento na nuvem.

Se você tem um site ou um blog no WordPress, pode baixar o plugin do Kraken e fazer otimizações em massa de imagens já publicadas. O tutorial abaixo (em vídeo) mostra como fazer isso:

2 – JPEGmini

O JPEGmini é outra plataforma com webinterface gratuita. O diferencial é que você, após fazer o upload do arquivo, pode compará-lo com o original antes de fazer o download.

Também há um plano pago do JPEGmini, que permite upload de arquivos com até 50mb e integração com o Adobe Lightroom.

3 – WP Smush

O WP Smush é um plugin freemium para WordPress com diversas opções de compressão de imagens.

Com esse plugin, você pode otimizar todas as imagens que já estão em seu diretório com poucos cliques.

A vantagem da versão paga é que há um “autocompressor” ilimitado, que possibilita comprimir todas as imagens do seu site de uma vez. Na versão free, o limite é de 50 imagens (de até 1MB cada) por vez.

4 – TinyPNG

Apesar da nomenclatura, a plataforma também aceita outros arquivos de imagens além de PNG. O TinyPNG permite o upload de até 20 arquivos simultâneos, com peso máximo de 5mb cada.

A plataforma também possui plugins para WordPress e Magento.

5 – Compress PNG

Assim como as plataformas anteriores, o Compress PNG possui uma web interface para upload de arquivos. Com o máximo de 20 arquivos simultâneos, após a compressão você pode baixar todas as imagens em um arquivo compactado.

Além de PNG, a minimalista plataforma otimiza arquivos JPG, JPEG e PDF.

6 – iLoveIMG

O iLoveIMG é uma ferramenta online que permite redimensionar, recortar e comprimir imagens, além de converter arquivo “de” ou “para” o formato jpg.

A ferramenta possibilita que o upload seja feito diretamente do computador ou via Dropbox ou Google Drive.

Ao finalizar a compressão, a ferramenta mostra os resultados da ação.

7 – Compressnow

A ferramenta Compressnow é ideal para quem quer personalizar ao máximo o nível de compressão de uma imagem. Isso porque ela oferece uma régua que pode ser ajustada para mais ou menos compactação (de 0% a 100%).

Além disso, a ferramenta mostra uma prévia de como a imagem ficaria após comprimida.

Leave a Comment