Quais os benefícios do marketing digital?
Existem vários benefícios para as empresas que fazem o marketing digital. Para mostrá-los você precisará ser persuasivo e utilizar bons argumentos.
Porém, para fazer isso é preciso saber os principais motivos de adotar essas estratégias de Marketing Digital. Confira alguns deles.
Você ficará perto do seu cliente e do seu concorrente também.
A maioria dos brasileiros possuem acesso à internet e os consumidores não pensam duas vezes para procurar seu produto nos mecanismos de busca. De acordo com a E-commerce Trends 2017, 98,8% dos brasileiros já efetuaram uma compra virtualmente.
Além disso, não podemos esquecer que a competição na internet é acirrada. Ela facilitou a compra e a divulgação da sua marca. Não se esqueça que seu cliente espera te encontrar lá, portanto faça o seu melhor para ser a primeira opção dele! É melhor que seu cliente ache você quando for fazer alguma pesquisa, e não seu concorrente.
Mantém o seu relacionamento com o cliente
Além de estar por perto, o marketing digital mantém o contato com o seu cliente.
Ele permite que a relação com cada um seja personalizada e pensada na melhor experiência com a sua marca.
Com isso, as pessoas se sentirão mais envolvidas e criarão afeto com a sua empresa. Isso aumenta a chance deles te indicarem para outros e fidelizar.
Atinge o público certo
A internet deixa sua marca visível por 24 horas e uma variedade de pessoas podem te procurar quando quiserem.
Porém, no marketing digital você consegue atingir o público certo.
Com o marketing de conteúdo, por exemplo, você pode segmentar sua estratégia e atingir sua persona, ou seja, seu cliente ideal. Tudo isso planejando, analisando dados e medindo seus resultados.
Atualmente, existem várias ferramentas que geram relatórios com os resultados da sua campanha de maneira imediata.
Portanto, ficará mais fácil e mais rápido tomar uma decisão relacionada a alguma estratégia e certificar-se que a escolha que você tomou foi a melhor entre as outras disponíveis. Além disso, você diminui os riscos de atingir o público errado.
Você se tornará referência
Uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas é o Inbound Marketing.
Com está estratégia, você utilizará a geração de conteúdo para atrair e mostrar que você é a melhor opção do mercado para ele.
Ela aumenta a autoridade do seu site nos mecanismos de busca, fazendo com que ele fique na primeira posição do Google quando um potencial cliente estiver procurando por uma solução.
Assim, o Inbound torna sua empresa referência no assunto e passa confiança para as pessoas.
Você vai gastar menos
O marketing tradicional, na maioria das vezes, possui custos absurdos. Uma campanha na televisão pode custar caro e vai atingir um público que não foi segmentado.
Já o marketing digital é muito mais barato e otimiza o seu investimento.
Com ele, você pode definir para quem você deseja direcionar a sua campanha e utilizar as redes sociais e os mecanismos de busca para divulgar o seu negócio.
De acordo com a pesquisa O Estado do Inbound da América Latina e Brasil 2017 da Hubspot, as práticas de inbound marketing geram 60% de leads qualificadas. Enquanto isso, as estratégias de outbound marketing geram somente 15% de leads qualificadas.
Facilitará o trabalho do time de marketing
No marketing digital existem duas estratégias que facilitam, e muito, o trabalho do time de marketing. Essas estratégias são a nutrição de leads e a automação das tarefas.
A base do marketing é nutrir o relacionamento entre marca e consumidor, e o marketing digital trouxe várias ferramentas para facilitar esse processo.
A automação de marketing procura otimizar e automatizar esses processos, para facilitar o trabalho do time e ganhar tempo.
Na nutrição de leads, por exemplo, no qual você ensina seus potenciais clientes sobre a sua empresa sem mencioná-la comercialmente e divide conteúdos sobre o seu universo, tem como objetivo criar um laço com o cliente em potencial.
Além disso, quando bem executada, ela garante uma melhoria na comunicação com seu público, além de abrir espaço para a construção da imagem e reputação do seu empreendimento.
Ajuda a vender mais
Com os resultados da sua estratégia mensurados de forma imediata, a sua empresa saberá como definir melhor as suas estratégias e identificar oportunidades de negócio.
Desta forma, o volume de clientes será maior e o ciclo de vendas será mais rápido.
Isso ajudará também o seu time de vendas. O vendarketing são estratégias de marketing de conteúdo alinhada com as estratégias de vendas.
No marketing de conteúdo, desde o primeiro contato, o cliente em potencial passará pela jornada de compras.
Nesta jornada, ele vai ler conteúdos relevantes para aprender sobre a solução que sua empresa oferece. Desta forma o esforço do time de vendas será minimizado, pois o cliente já chegará educado quando entrar em contato e facilitará a venda.
Segundo uma pesquisa HubSpot, leads nutridos registram uma média de 20% de aumento em oportunidades de vendas.
Você administra a imagem da sua empresa
A imagem da sua empresa é muito importante no mundo digital.
Existe uma variedade de canais através dos quais você pode divulgar a sua empresa e defender os valores da sua marca.
Além disso, as redes sociais, por exemplo, fazem com que você tenha um contato mais próximo com os clientes e isso cria um afeto e conexão com a sua marca.
Nas redes sociais, você pode criar uma personalidade para a sua marca e definir como ela irá interagir com os usuários: ela fala a partir de um gênero? Faz piadas? Usa qual tonalidade? Qual as gírias que seu público utiliza?
A Netflix é um exemplo de empresa que faz essa comunicação com os seus clientes. Ela utiliza uma linguagem própria e brincalhona que é cheia de carisma.
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