Você sabe de onde vieram os leads do seu blog?

Tudo bem, ainda não chegamos exatamente ao fim do mês, mas não tem problema. Você pode analisar os leads do seu blog quando quiser.

A motivação para escrever o post veio de uma análise recente que fizemos sobre os leads de nossos blogs.

A motivação para realizar a análise veio do do relatório, que agora mostra exatamente quais posts de blog resultam diretamente em leads. Em outras palavras, os posts que levam as pessoas a se tornarem leads: elas clicam a partir de uma call to action em um post de blog, são levadas a uma landing page e fazem a conversão.

Eu aprendi coisas muito interessantes quando identifiquei de que posts estão vindo os leads dos blog, por isso acho que todo profissional de marketing deveria fazer essa análise. Veja o que fiz e aprendi, e como você pode fazer o mesmo.

Resultados da análise da geração de leads de nosso blog

Analisei a geração de leads do nosso blog no mês passado. Aqui há um breve resumo do que aprendi com essa análise:

  • Mais de 90% dos leads do nosso blog vêm de posts antigos. (isto é, posts publicados a pelo menos 2 meses)
  • Mais de 75% das visualizações de post também foram feitas em posts antigos.

Bem alarmante, não?

No fim das contas, é o nosso conteúdo antigo que gera os resultados reais. Passamos a maior parte do tempo e usamos a maioria dos recursos produzindo posts novos todos os meses; portanto, essa descoberta foi muito importante.

O ponto forte do conteúdo antigo

Minha próxima pergunta foi: por que esses posts antigos estão levando toda a fama?

Dei uma olhada nas origens do tráfego de nossos 10 posts que mais geram leads. De onde você acha que todo esse tráfego vem? Provavelmente você acertou: pesquisa orgânica. Em outras palavras, a maioria de leads do blog vem dos posts bem classificados! O que geram tráfego da pesquisa orgânica todos os meses.

Se você pensar bem, faz muito sentido. Com o passar do tempo, os novos posts se tornam posts antigos e sua classificação vai melhorando. Passar a ser exibidos e compartilhados nas redes sociais.

E quando você considera de onde vem a maioria do tráfego de nossos posts novos, tudo faz mais sentido ainda. Setenta por cento do tráfego inicial dos novos posts de nosso blog vem de assinantes de e-mail. Como nossos assinantes são visitantes recorrentes (muitos deles já são leads em nosso banco de dados), faz sentido que nossos posts novos contribuam tão pouco para a geração de leads.

Alie isso ao fato de a maior parte de nosso tráfego (75%) ir para posts antigos e fica fácil entender por que a vasta maioria da geração de leads de nosso blog é atribuída a conteúdo antigo.

Esses dados podem soar bastante específicos para nosso conteúdo, mas se você já escreve em blog há um tempo e tem bastante conteúdo armazenado, é provável que identifique as mesmas tendências em suas análises.

O que estamos fazendo com essas informações? 

Além de terem aberto nossos olhos, esses dados foram extremamente valiosos para o crescimento e a otimização de nosso blog.

 

 

Para nós, foram duas as lições:

1) Devemos ter mais posts classificados nas pesquisas.

Sabendo que a fonte principal de nosso tráfego para todos esses posts é a pesquisa, nossa pergunta é: como podemos fazer os posts ainda mais antigos serem melhor classificados, especialmente aqueles que convertem bem? Como podemos melhorar o SEO de posts de blog históricos classificados na página dois ou três dos resultados de pesquisa para que eles passem para a página um? Assim, podemos gerar mais tráfego e leads de posts que sabemos que já convertem bem.

Verdade seja dita: ainda estamos tentando descobrir a combinação ideal de táticas de SEO na página e fora da página; portanto, deixaremos as respostas a essa pergunta para outro post.

2) Devemos alocar mais tempo e recursos na otimização da conversão de postos antigos que têm tráfego elevado.

E estamos fazendo isso! Na realidade, tenho me dedicado muito a isso nos últimos meses. Mais de 75% de nosso tráfego é para posts antigos, mas isso não quer dizer necessariamente que o tráfego esteja se convertendo em leads. E como o tráfego da pesquisa orgânica tende a ser constituído de visitantes novos, os posts antigos com tráfego elevado e baixas taxas de conversão são definitivamente uma oportunidade perdida.

Começando com os posts antigos que geram a maioria das exibições todos os meses. Estou otimizando as calls to action (CTA) dos posts e registrando as estatísticas de antes e depois para ver como as taxas de conversão de visitantes a leads melhoraram com base nas mudanças.

Se você quiser abordar a otimização da conversão de blog no seu blog, este post tem boas dicas. Ele também tem dados interessantes sobre SEO do blog.

Você também se identificou com os nossos dados? Nos conte mais sobre isso!
Não tem as informações sobre o seu blog/site e gostaria de analisar melhor como ele está sendo encontrado, quais páginas estão trazendo os usuários para a sua empresa ou a taxa de aceitação das suas matérias, entre em contato com agente!

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