Como criar uma estratégia de Link Building
Link Building é o conjunto de técnicas de SEO responsável pela arquitetura interna de links de um site e pela conquista de links externos, cujo resultado produz uma melhoria no posicionamento do website junto ao Google.
Como já explicamos, os links são a forma pela qual os principais buscadores navegam pela Internet, descobrindo novos sites e páginas, determinando uma ordem de prioridade (ranking) de acordo com uma série de fatores, sendo os links, um dos principais e mais fortes sinais.
Quando falamos de links, precisamos entender que eles produzem vários benefícios para um website, tais como:
Links tornam o seu site mais visível os mecanismos de busca: Enquanto os robôs de busca navegam pela Internet, eles utilizam os links para descobrir novos caminhos. Eles indexam (lêem) uma determinada página, identificam os links presentes nesta página, navegam pelos os links que saem da mesma, indexam estas as novas paginas, navegam pelos links destas e assim por diante.
Mecanismos de busca usam a quantidade e qualidade dos links apontados para uma página como determinante de importância da mesma: Quando muitos links de qualidade e relevância apontam para sua página, isso indica para o mecanismo de busca que a sua página é significativa e que o seu conteúdo é relevante.
Links fornecem informação extra sobre a pagina para os quais apontam: As palavras-chave que aparecem nos links que apontam para o seu site muitas vezes são usadas, pelos mecanismo de busca como informação adicional sobre o seu site. Quando muitos links referenciam o seu site com uma dada palavra, se essa palavra já não for uma palavra-chave que o seu site aparece bem nos resultados de busca, ela pode ser incorporada como uma.
Links trazem robôs de busca para sua página, mas também trazem visitantes: Esta é uma das funções mais importantes dos links, já que no fundo o objetivo de se otimizar um site é atrair mais visitas.
Os objetivos de conseguir links com uma campanha de Link Building são, não só conseguir links para aumentar a sua autoridade (no Google, muitos mencionam como PageRank) e um melhor posicionamento do site nas buscas, como também conseguir aumentar as visitas do site.
A principal questão quando se fala em Link Building é: como ganhar links?
Link Building: Por Onde Começar?
Quando se inicia um trabalho de Link Building, o primeiro passo é entender as oportunidades fáceis e as difíceis. A mais fácil é arrumar a casa, ou seja, varrer todo o site, redescobrindo cada página existente e qual o assunto deve ser tratado em cada página. Uma vez com esta arquitetura definida, você saberá quais as palavras-chave que cada página deve focar e, por consequência, o texto âncora que deve ser usado para linkar para cada página.
Assim que você tiver o conhecimento de cada página e cada palavra-chave que ela aborda, é hora de começar a parte mais fácil do trabalho de Link Building e um dos mais eficientes a curto prazo: a linkagem interna das páginas do seu site. É no próprio site que o Link Building começa.
Linkagem Interna
O desenvolvimento de links internos faz parte da técnica de Link Building, envolvendo diversos aspectos da própria estrutura do site. E para tal tarefa é necessário que se conheça o site, tão bem quanto a palma da mão.
Neste passo, você precisa identificar/entender:
Os assuntos das suas páginas
Garantir que elas recebam links
Garantir que nenhum link esteja quebrado, ou seja, que aponte para uma página não existente
No primeiro ponto, conduza uma valiação em seu software de Web Analytics (tal como o Google Analytics mesmo) e veja quais são as páginas que mais recebem visitas no seu website. Em seguida, analise quais palavras-chave que elas abordam e qual o posicionamento destas páginas no Google. Uma dica importante aqui é buscar esta palavra-chave no navegador anônimo, pois ele descarta boa parte da personalização que os mecanismos de busca tem hoje em dia.
De posse desta informação, crie uma tabela, relacionando uma palavra-chave com uma determinada página e ao encontrar uma destas palavras em um artigo ou conteúdo, sempre faça um link para a página escolhida.
Vale lembrar que você não precisa criar um link em toda ocorrência da palavra dentro de um artigo, mas sim na primeira ocorrência desta palavra. Desta forma, a linkagem não fica redundante para o usuário.
Ao longo desse processo, você acaba descobrindo, e se necessário, re-estruturando a arquitetura de links do site, dando origem a novos links, conforme as páginas são re-escritas, e, de acordo com a qualidade da página que está linkando, é possível conseguir melhorar o posicionamento da página que está recebendo o link.
Uma dica muito relevante que sempre utilizo em meus projetos é o uso do operador “site:”. Quando estou construindo um novo artigo e identifico uma palavra-chave importante, faço o comando “site:meusite.com.br palavra-chave” diretamente no Google. Este comando exibe quais são as páginas mais importantes sobre este assunto dentro do meu site. Desta forma eu normalmente escolho a primeira página, pois é ela quem tem mais relevância.
Linkagem Interna
Da mesma forma, você pode utilizar o operador “site:” para identificar lugares onde você pode criar links para este novo artigo. Por exemplo, seu meu novo artigo falar sobre link building, eu poderia colocar no Google o comando:
Operador Site: do Google
Com isto, eu teria uma série de artigos que mencionam a palavra “link building”. Eu acessaria cada um dos 10 artigos listados na primeira página e, na menção do termo, eu criaria um link para este meu novo artigo. Desta forma, eu garanto um pouco de autoridade para esta nova página que acaba de ser criada.
Para sites muito grandes, demanda bastante tempo, mas com certeza vale a pena e é de resultado certo, pois existem muito mais páginas de onde conseguir links.
Semântica de Links
A forma com que você cria um link em uma página é muito importante, possuindo uma forte relação com a qualidade do Link Building. Para entender melhor como a semântica pode nos ajudar, vamos considerar os seguintes casos:
1 – Para ótimas dicas de SEO, confira https://www.rabisconaweb.com.br.
2 – Para ótimas dicas de SEO clique aqui.
3 – Um site com ótimas dicas de SEO.
Qual a melhor opção de linkagem?
Para quem já tem conhecimentos em SEO, rapidamente conclui que os exemplos 1 e 3 são melhores que o segundo exemplo. O exemplo número dois fornece um link, o que é bom, mas não agrega ao link nenhum valor semântico, pois a Rabisco na Web (rabisconaweb.com.br) não é uma referência para “clique aqui”. Se “clique aqui” fosse usado em uma busca, com certeza a rabisconaweb.com.br não apareceria nas primeiras posições.
O exemplo 1 contém o nome rabisconaweb, que é o próprio nome do domínio, mas se alguém procurar por rabiasconaweb rapidamente vai encontrar o nosso site.
Outra coisa importante a se notar é que uma URL informativa, porém concisa, ajuda para a relevância que o robô de busca agrega a uma página, ou seja: se um post tiver a URL www.rabisconaweb.com.br/posts.php?id=12 , ele não terá nenhum valor semântico para o conteúdo do post. Você consegue supor o assunto de tal post?
Por outro lado, utilizar www.rabisconaweb.com.br/seo/o-que-e-seo torna-se muito mais informativo e relevante, agora é possível supor do que o post trata.
Finalmente, o exemplo 3 é sem dúvidas a melhor linkagem. Da forma que está escrito, ele fornece o link e, principalmente, campo semântico para o conteúdo daquele link. Quando o buscador chegar a esta âncora linkando para www.rabisconaweb.com.br e ainda com o texto “dicas de SEO”, ele vai entender que o site é referência para dicas de SEO.
6.2 Links Externos ou Backlinks
Uma vez que você tenha organizado a sua casa, você pode começar a pensar em ganhar links de outros domínios. A principal regra a você se lembrar aqui é que, sempre que você “plantar”, “trocar” ou “ser o responsável” pela criação de um link externo, você provavelmente estará violando uma das principais diretrizes do Google:
Esquema de Links
Conquistar links de forma editorial ou seja, natural, é uma das tarefas mais difíceis quando falamos de um projeto de SEO. Para esta tarefa, você pode utilizar três meios principais:
Analisar links já existentes
Criar conteúdo que atraia links
Utilizar assessoria de imprensa para impulsionar estes conteúdos
Analisar links já existentes
A melhor forma de trabalhar em um projeto de SEO é observar os links que já foram apontados para aquele projeto. Para isto, utilizamos algumas ferramentas, tais como Moz, Ahrefs ou MajesticSEO. Estas ferramentas tem o poder de analisar os links apontados para o seu site (backlinks) e nos dizer se algum aponta para uma página não existente, ou seja, que retorne erro 404.
Análise de Backlinks para 404
Como é possível ver na imagem, existem páginas do meu site, que retornam erro 404 e ao mesmo tempo possuem links para ela. Um trabalho bem simples e rápido é criar um redirecionamento 301 de cada uma destas páginas para uma página que exista e tenha o mesmo assunto ou o mais relacionado possível.
Fazendo esta otimização em seu site, você conseguirá aumentar a autoridade que já estava presente e você não estava utilizando.
Criar conteúdo que atraia links
Uma das formas de impulsionar o ganho de links é através do marketing de conteúdo, ou seja, da criação de conteúdos que realmente fazem a diferença para o seu público. No começo da era do SEO, chamávamos esta estratégia de link bait, ou seja, criar conteúdos que fossem iscas para links.